LUDICIDADE COMO FORMA DE FIXAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA

Carolina Gonçalves D’Ávila, Daniel Tadeu Rech, Dyuli Eduarda Raupp, Paulo Roberto Marcolla Araujo

Resumo


Sabe-se que o aprendizado de uma segunda língua (L2) demanda muito mais
tempo e dedicação do que para aprender qualquer outra disciplina. Dessa forma,
percebeu-se que uma maneira mais eficiente de desenvolver os conteúdos para
o aprendizado de alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Menino Deus em Santa Cruz do Sul - RS deveria adotar a diversificação de
material utilizado para oportunizar a aquisição em forma de atividades lúdicas.
Desenvolver a criatividade brincando, permite que o aprendiz se envolva com
mais ênfase nas atividades propostas em aula. Com o total interesse dos alunos,
entendemos que existe uma maior atenção e por conseqüência, uma maior
participação dos atores envolvidos. Dessa forma, ao a aplicar o conteúdo para as
crianças usamos inicialmente um vídeo, através do qual, de forma muito alegre e
divertida os alunos puderam perceber algumas cores através de comparações
explicadas no próprio vídeo. Nesse caso, além das cores conseguimos inserir
algumas outras palavras para ajudar no vocabulário dos aprendizes. Além disso,
conseguimos, sobretudo, perceber que na sua grande maioria houve um amplo
interesse na pronúncia das palavras com ocorrência no vídeo. Após a exposição
desse formato audiovisual inserimos uma atividade de grande interação em o
elemento lúdico se alia com os conhecimentos construídos/adquiridos se fundem
no processo de usos da língua como suporte para atingir os objetivos na “Gincana
das Cores” - atividade consiste em integrar o aluno no mundo das cores,
aguçando sua curiosidade de for que ele nem perceba que está aprendendo.
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
Sendo Assim, aplicamos o método da seguinte forma: dividiu-se a turma em dois
grupos, usamos 12 estrelas de diferentes cores (que ficaram em poder dos
bolsistas), cada aluno recebeu um “card” com uma determinada cor escrita nele
(nesse período foi afixado no quadro negro uma cartolina). Em seguida, começa a
brincadeira. O “professor” escolhe uma estrela, mostra para a classe, quem
levantar a cor e pronunciar de forma correta ganha um ponto na gincana. Essa
estrela é colada na cartolina juntamente com o papel que está com o aluno. A
brincadeira segue até terminar todas as estrelas. O grupo que ganhar a gincana
recebe como premio uma barrinha de chocolate para cada aluno participante.
Percebemos que, além de um aprendizado mais eficaz e uma aquisição mais
natural, essa abordagem e metodologia de ensino permitem uma maior
participação dos alunos em sala de aula. Pudemos constatar que o interesse dos
educandos em aprender cresceu muito depois que inserimos esse método, do
que apenas os conteúdos e forma expositiva em unidades e estruturas da língua.

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