LUDO QUÍMICO
Resumo
A Química é algo brilhante, entusiástico para quem a aprecia e, é esse o papel
do professor em sala de aula, fazer com que o aluno aprecie, passe a gostar do
conteúdo, abordando-o de maneiras diferentes do modo convencional (professor
passa o conteúdo e depois listas de exercícios) algo massacrante para o aluno
que tem dificuldades em determinados assuntos.E por este motivo cada vez mais
o ensino de química tem inovado seus métodos de aprendizagem, tendo em vista
uma compreensão maior dos conteúdos por parte dos alunos e o apreço dos
mesmos. Assim, o professor de Química vem utilizando várias estratégias. Como
pegar algo do dia-a-dia que aluno goste e inserir no conteúdo para facilitar a
compreensão dos alunos e o envolver em torno do conteúdo, por exemplo: um
estilo musical/música mais apreciado pela turma, utilizar para fazer
musica/paródia do conteúdo, levar brincadeiras, jogos para sala de aula, assim o
professor passa a ensinar de maneira mais sutil o conteúdo. Os bolsistas PIBIDQUIMICA/
UNISC, que atuam na Escola Municipal de Ensino São Canísio, na
forma de oficina de aprendizagem realizada semanalmente sextas-feiras a tarde
com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, trabalharam com a ideia de
um jogo aliado à educação, com o objetivo de chamar a atenção dos alunos
mostrando que a química pode ser estudada de maneira simples e divertida,
criando um jogo de cartas com os conteúdo Tabela Periódica dos Elementos de
Química. Num primeiro momento foi trabalhado com os alunos a tabela periódica
em si, dando ênfase às propriedades dos elementos químicos, símbolos, períodos
e famílias, e realizando término a construção da tabela periódica em 3D que teve
início ano passado pelos alunos do nono ano. Num segundo momento foi-lhes
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
perguntado quais os estilos musicais/músicas que gostavam e seus jogos
preferidos, através de uma votação os bolsistas observaram que os alunos
gostavam de diversos estilos musicais/músicas e dentre os jogos os mais citados
foram os de cartas. Foi então ai que surgiu a ideia dos bolsistas em construir o
jogo “Pif Químico”. Num primeiro momento foi trabalhado com os alunos a tabela
periódica em si, dando ênfase às propriedades dos elementos químicos,
símbolos, períodos e famílias. Em seguida para testar os conhecimentos
adquiridos pelos os alunos foi aplicado o jogo “ PifQuímico” que consiste em um
jogo de quarenta cartas onde os alunos podem jogar em pequenos ou grandes
grupos no qual eles devem montar pares dos elementos, combinando o símbolo
com o nome. Cada aluno recebe cerca de nove cartas, sendo que a quantidade
de cartas distribuídas vai depender do número de participantes, e o restante fica
no centro da mesa para comprar. O jogador que não entregou as cartas começa a
partida comprando uma carta e tenta combina-la com outra do seu monte, caso
consiga formar um par ele o coloca no centro da mesa, e descarta uma, e, se não
formar par ele deve descartar um carta, podendo ou não ser a que ele comprou.
Em seguida o outro jogador realiza o mesmo procedimento e assim
sucessivamente até um dos jogadores fechar todos os pares sendo então o
ganhador da partida. A partir da realização desta atividade observou-se um maior
interesse dos estudantes participantes da oficina pelo estudo da química uma vez
que esta ciência foi-lhes apresentada de uma maneira mais divertida e
descontraída. Esta metodologia de ensino viabilizou o aprendizado concreto do
aluno, onde estes estudantes possam avançar em seus estudos de maneira
eficiente. O uso do jogo como um recurso na educação só tem a acrescentar na
aprendizagem dos alunos, pois o aluno costuma trabalhar melhor quando lida
com situações mais divertidas, dando fluência na aprendizagem do aluno e no
conteúdo passado pelo professor. Os bolsistas PIBID-QUIMICA/UNISC
continuarão trabalhando com atividades lúdicas uma vez que estas despertaram
grande interesse por parte dos alunos.
do professor em sala de aula, fazer com que o aluno aprecie, passe a gostar do
conteúdo, abordando-o de maneiras diferentes do modo convencional (professor
passa o conteúdo e depois listas de exercícios) algo massacrante para o aluno
que tem dificuldades em determinados assuntos.E por este motivo cada vez mais
o ensino de química tem inovado seus métodos de aprendizagem, tendo em vista
uma compreensão maior dos conteúdos por parte dos alunos e o apreço dos
mesmos. Assim, o professor de Química vem utilizando várias estratégias. Como
pegar algo do dia-a-dia que aluno goste e inserir no conteúdo para facilitar a
compreensão dos alunos e o envolver em torno do conteúdo, por exemplo: um
estilo musical/música mais apreciado pela turma, utilizar para fazer
musica/paródia do conteúdo, levar brincadeiras, jogos para sala de aula, assim o
professor passa a ensinar de maneira mais sutil o conteúdo. Os bolsistas PIBIDQUIMICA/
UNISC, que atuam na Escola Municipal de Ensino São Canísio, na
forma de oficina de aprendizagem realizada semanalmente sextas-feiras a tarde
com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, trabalharam com a ideia de
um jogo aliado à educação, com o objetivo de chamar a atenção dos alunos
mostrando que a química pode ser estudada de maneira simples e divertida,
criando um jogo de cartas com os conteúdo Tabela Periódica dos Elementos de
Química. Num primeiro momento foi trabalhado com os alunos a tabela periódica
em si, dando ênfase às propriedades dos elementos químicos, símbolos, períodos
e famílias, e realizando término a construção da tabela periódica em 3D que teve
início ano passado pelos alunos do nono ano. Num segundo momento foi-lhes
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
perguntado quais os estilos musicais/músicas que gostavam e seus jogos
preferidos, através de uma votação os bolsistas observaram que os alunos
gostavam de diversos estilos musicais/músicas e dentre os jogos os mais citados
foram os de cartas. Foi então ai que surgiu a ideia dos bolsistas em construir o
jogo “Pif Químico”. Num primeiro momento foi trabalhado com os alunos a tabela
periódica em si, dando ênfase às propriedades dos elementos químicos,
símbolos, períodos e famílias. Em seguida para testar os conhecimentos
adquiridos pelos os alunos foi aplicado o jogo “ PifQuímico” que consiste em um
jogo de quarenta cartas onde os alunos podem jogar em pequenos ou grandes
grupos no qual eles devem montar pares dos elementos, combinando o símbolo
com o nome. Cada aluno recebe cerca de nove cartas, sendo que a quantidade
de cartas distribuídas vai depender do número de participantes, e o restante fica
no centro da mesa para comprar. O jogador que não entregou as cartas começa a
partida comprando uma carta e tenta combina-la com outra do seu monte, caso
consiga formar um par ele o coloca no centro da mesa, e descarta uma, e, se não
formar par ele deve descartar um carta, podendo ou não ser a que ele comprou.
Em seguida o outro jogador realiza o mesmo procedimento e assim
sucessivamente até um dos jogadores fechar todos os pares sendo então o
ganhador da partida. A partir da realização desta atividade observou-se um maior
interesse dos estudantes participantes da oficina pelo estudo da química uma vez
que esta ciência foi-lhes apresentada de uma maneira mais divertida e
descontraída. Esta metodologia de ensino viabilizou o aprendizado concreto do
aluno, onde estes estudantes possam avançar em seus estudos de maneira
eficiente. O uso do jogo como um recurso na educação só tem a acrescentar na
aprendizagem dos alunos, pois o aluno costuma trabalhar melhor quando lida
com situações mais divertidas, dando fluência na aprendizagem do aluno e no
conteúdo passado pelo professor. Os bolsistas PIBID-QUIMICA/UNISC
continuarão trabalhando com atividades lúdicas uma vez que estas despertaram
grande interesse por parte dos alunos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.