O ESTUDO DO CORPO HUMANO NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE ABORDAGENS DIFERENCIADAS
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) é uma
iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores
para a Educação Básica. Por meio deste, os acadêmicos dos diferentes cursos de
licenciatura tem a oportunidade de conhecer a realidade escolar já nos primeiros
semestres de sua graduação, promovendo trocas de informações entre os
professores titulares e seus bolsistas, onde o professor da escola, por meio de
sua experiência, orienta o bolsista durante suas atividades e os bolsistas
contribuem com novas técnicas e ferramentas de ensino. Dentre as modalidades
de atuação dos bolsistas, a intervenção é uma das formas de aliar a teoria
passada na universidade com a prática vivenciada nas escolas. Desta forma as
bolsistas PIBID do subprojeto de Ciências Biológicas da Universidade de Santa
Cruz do Sul (UNISC) desenvolveram atividades de intervenção no primeiro
semestre e início do segundo semestre de 2015. As atividades foram realizadas
em duas escolas de Santa Cruz do Sul- RS, com turmas de 8º ano e de 2º ano do
Ensino Médio. O objetivo deste trabalho foi analisar diferentes abordagens de
ensino em relação a um mesmo conteúdo, no caso sistemas do corpo humano,
aplicadas ao Ensino Fundamental e Médio. A abordagem utilizada no Ensino
Fundamental foi o uso de atividades lúdicas como um recurso de compreensão do
conteúdo: “A incorporação de brincadeiras, de jogos e de brinquedos na prática
pedagógica desenvolve diferentes capacidades que contribuem com a
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
aprendizagem, ampliando a rede de significados construtivos tanto para as
crianças, como para os jovens” (MALUF, 2006, citado por Knechtel, 2008).
Durante este período no Colégio Estadual Professor Luiz Dourado foram
trabalhados os conteúdos dos sistemas reprodutor, digestório, respiratório,
circulatório, urinário e pele. As atividades desenvolvidas eram realizadas tanto em
sala de aula como no laboratório de Ciências, utilizando-se diversos recursos e
técnicas de ensino tais como vídeos, jogos de grupos, confecção de uma pirâmide
alimentar, experimentos, resolução de exercícios, explicações a partir de modelos
anatômicos, cartazes, observação de lâminas ao microscópio, explicações orais
com resumos, esquemas, mapas conceituais passados no quadro, maquetes e
seminários. Além destas atividades os alunos também eram auxiliados durante os
trabalhos e exercícios propostos pela professora titular. Percebeu-se o interesse
dos alunos nas atividades propostas, principalmente aquelas realizadas em
laboratório, pedindo que prossigam o trabalho com as atividades diferenciadas.
Para o Ensino Médio a abordagem utilizada foi o ensino por investigação: “São
atividades nas quais os estudantes utilizam os processos e métodos da Ciência
para investigar fenômenos e resolver problemas como meios de aumentar e
desenvolver seus conhecimentos, e fornecem um elemento integrador poderoso
para o currículo.” (Hodson, 1992, p. 549). As atividades realizadas na Escola
Estadual Nossa Senhora do Rosário utilizaram o método de pesquisa, no qual os
alunos foram instigados à pesquisa sobre os sistemas do corpo humano sob
forma contextualiza com seu dia-a-dia. Em sequência foram elaborados
apresentações de slides, maquetes e experimentos para explicação de cada
sistema aos colegas. Como atividades complementares propostas pela pibidiana
realizou-se jogo da memória, experimento das sensações, observação de lâminas
histológicas, demonstração de um esfregaço de sangue, slides explicativos sobre
hemograma, quiz, e cruzadinha. Os primeiros resultados mostram que o uso de
metodologias variadas de ensino são fundamentais para o desenvolvimento do
processo ensino-aprendizagem, porém ainda é precária a iniciativa de utilizá-las.
Muitas vezes o método por pesquisa consiste apenas em uma revisão
bibliográfica, porém quando estimulado a partir das curiosidades, necessidades e
relações com o cotidiano pode trazer um ganho significativo ao processo de
aprendizagem. Através das atividades como bolsista PIBID adquirimos mais
experiência, segurança e confiança nos momentos em que estamos trabalhando
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
com os alunos, além de conhecer a realidade escolar, tanto as dificuldades
enfrentadas como os seus momentos bons, assim contribuindo para o nosso
crescimento profissional, preparando-nos para o futuro docente. Ao logo da
experiência adquirida durante este trabalho, percebeu-se que apesar do ensino
usualmente ocorrer de forma tradicional teórico-expositivo é possível inserir
diferentes abordagens que podem estimular os alunos de acordo com sua faixa
etária, formação intelectual e meio em que vivem à construção do conhecimento.
iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores
para a Educação Básica. Por meio deste, os acadêmicos dos diferentes cursos de
licenciatura tem a oportunidade de conhecer a realidade escolar já nos primeiros
semestres de sua graduação, promovendo trocas de informações entre os
professores titulares e seus bolsistas, onde o professor da escola, por meio de
sua experiência, orienta o bolsista durante suas atividades e os bolsistas
contribuem com novas técnicas e ferramentas de ensino. Dentre as modalidades
de atuação dos bolsistas, a intervenção é uma das formas de aliar a teoria
passada na universidade com a prática vivenciada nas escolas. Desta forma as
bolsistas PIBID do subprojeto de Ciências Biológicas da Universidade de Santa
Cruz do Sul (UNISC) desenvolveram atividades de intervenção no primeiro
semestre e início do segundo semestre de 2015. As atividades foram realizadas
em duas escolas de Santa Cruz do Sul- RS, com turmas de 8º ano e de 2º ano do
Ensino Médio. O objetivo deste trabalho foi analisar diferentes abordagens de
ensino em relação a um mesmo conteúdo, no caso sistemas do corpo humano,
aplicadas ao Ensino Fundamental e Médio. A abordagem utilizada no Ensino
Fundamental foi o uso de atividades lúdicas como um recurso de compreensão do
conteúdo: “A incorporação de brincadeiras, de jogos e de brinquedos na prática
pedagógica desenvolve diferentes capacidades que contribuem com a
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
aprendizagem, ampliando a rede de significados construtivos tanto para as
crianças, como para os jovens” (MALUF, 2006, citado por Knechtel, 2008).
Durante este período no Colégio Estadual Professor Luiz Dourado foram
trabalhados os conteúdos dos sistemas reprodutor, digestório, respiratório,
circulatório, urinário e pele. As atividades desenvolvidas eram realizadas tanto em
sala de aula como no laboratório de Ciências, utilizando-se diversos recursos e
técnicas de ensino tais como vídeos, jogos de grupos, confecção de uma pirâmide
alimentar, experimentos, resolução de exercícios, explicações a partir de modelos
anatômicos, cartazes, observação de lâminas ao microscópio, explicações orais
com resumos, esquemas, mapas conceituais passados no quadro, maquetes e
seminários. Além destas atividades os alunos também eram auxiliados durante os
trabalhos e exercícios propostos pela professora titular. Percebeu-se o interesse
dos alunos nas atividades propostas, principalmente aquelas realizadas em
laboratório, pedindo que prossigam o trabalho com as atividades diferenciadas.
Para o Ensino Médio a abordagem utilizada foi o ensino por investigação: “São
atividades nas quais os estudantes utilizam os processos e métodos da Ciência
para investigar fenômenos e resolver problemas como meios de aumentar e
desenvolver seus conhecimentos, e fornecem um elemento integrador poderoso
para o currículo.” (Hodson, 1992, p. 549). As atividades realizadas na Escola
Estadual Nossa Senhora do Rosário utilizaram o método de pesquisa, no qual os
alunos foram instigados à pesquisa sobre os sistemas do corpo humano sob
forma contextualiza com seu dia-a-dia. Em sequência foram elaborados
apresentações de slides, maquetes e experimentos para explicação de cada
sistema aos colegas. Como atividades complementares propostas pela pibidiana
realizou-se jogo da memória, experimento das sensações, observação de lâminas
histológicas, demonstração de um esfregaço de sangue, slides explicativos sobre
hemograma, quiz, e cruzadinha. Os primeiros resultados mostram que o uso de
metodologias variadas de ensino são fundamentais para o desenvolvimento do
processo ensino-aprendizagem, porém ainda é precária a iniciativa de utilizá-las.
Muitas vezes o método por pesquisa consiste apenas em uma revisão
bibliográfica, porém quando estimulado a partir das curiosidades, necessidades e
relações com o cotidiano pode trazer um ganho significativo ao processo de
aprendizagem. Através das atividades como bolsista PIBID adquirimos mais
experiência, segurança e confiança nos momentos em que estamos trabalhando
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
com os alunos, além de conhecer a realidade escolar, tanto as dificuldades
enfrentadas como os seus momentos bons, assim contribuindo para o nosso
crescimento profissional, preparando-nos para o futuro docente. Ao logo da
experiência adquirida durante este trabalho, percebeu-se que apesar do ensino
usualmente ocorrer de forma tradicional teórico-expositivo é possível inserir
diferentes abordagens que podem estimular os alunos de acordo com sua faixa
etária, formação intelectual e meio em que vivem à construção do conhecimento.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.