PRÁTICAS COTIDIANAS REALIZADAS NA MONITORIA

Fernanda Luiza Meili, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas

Resumo


Este resumo relata as experiências de docência assistida, do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, Subprojeto 1
Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul, realizada no primeiro semestre
de 2015, com a turma de 2ª ano da Escola Estadual de Ensino Médio Professor
Luiz Dourado, localizadas na Rua Daltro Filho, 1020, Arroio Grande, Santa Cruz
do Sul. As atividades de monitoria foram planejadas com a professora titular da
turma, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos
alunos, relacionado ao processo de alfabetização, de escrita, de interpretação de
textos e de cálculos matemáticos. A monitoria também nos oferece a
oportunidade de vivenciar e desenvolver práticas e experiências didáticopedagógicas
em sala de aulas e estas atividades iniciaram com uma reunião com
a professora titular sobre os conteúdos que estavam sendo abordados na
alfabetização. Então foram realizadas sondagens para averiguar os níveis de
alfabetização de cada criança, e a partir destes resultados foram planejadas
atividades que atendiam a progressão nos níveis identificados: 6 pré-silábicos, 11
silábicos e 10 alfabetizados. Observou-se um déficit em relação à leitura dos
alunos e para suprir essa necessidade foram criados momentos em que as
crianças eram levadas para a biblioteca infantil, na qual tinham o livre acesso e
manuseio dos livros e também possuíam a liberdade de escolher e levar estes
para casa para que realizadas novas leituras acompanhados dos seus familiares.
Também foram desenvolvidas atividades lúdicas, construções de bingo, alfabeto
móvel e jogos em pequenos grupos. Com o trabalho mais focado na leitura dos
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
alunos, pode-se observar os avanços em relação à escrita e até mesmo à
construção de pequenos textos, relacionando imagem/texto, desempenho verbal,
utilização de novas palavras e melhoria da compreensão das atividades de
leituras propostas. A monitoria nos proporciona o contato direto tanto com o
professor como com os alunos, na qual as experiências adquiridas contribuem
para a formação acadêmica, além de proporcionar grandes momentos de
construções com as crianças. Ver o envolvimento e o desenvolvimento dos alunos
durante o primeiro semestre torna o trabalho cada vez mais prazeroso e
gratificante e para continuar acompanhando o desenvolvimento da turma foi
realizada uma nova sondagem, na qual pode-se ver claramente o
desenvolvimento que cada aluno realiza durante o primeiro semestre.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.