PRÁTICAS E APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS
Resumo
Este relato abordará a temática, socialização das contribuições do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de acordo com as
expectativas da escola. Os objetivos do PIBID são: auxiliar os alunos no ensino
fundamental e médio, da rede pública de ensino, através de reforço, suprindo
suas dificuldades na aprendizagem da matemática, despertar nos alunos o
interesse pela disciplina, fazendo-os encontrar soluções para resolução de
problemas, desenvolver os conceitos, de modo criativo, utilizando como base os
conhecimentos prévios dos alunos e aperfeiçoar a formação dos acadêmicos
como futuros profissionais da educação, a partir de experiências desenvolvidas
por três bolsistas estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade de
Santa Cruz do Sul - UNISC, campus sede. São aplicados exercícios de reforço,
jogos e desafios de raciocínio lógico, específico para cada ano/série, conforme
solicitação do professor da escola. No decorrer do ano, trabalhamos com
atividades lúdicas, resolução de exercícios e sanando as dúvidas dos que buscam
aprender um pouco mais. Mas, devido ao intervalo entre as oficinas, notamos
nitidamente a regressão dos alunos e, com isto, retomamos todos os conteúdos já
trabalhados em períodos anteriores. No entanto, estamos nos esforçando ao
máximo, para poder contornar este contratempo causado e alcançar os resultados
positivos novamente.
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de acordo com as
expectativas da escola. Os objetivos do PIBID são: auxiliar os alunos no ensino
fundamental e médio, da rede pública de ensino, através de reforço, suprindo
suas dificuldades na aprendizagem da matemática, despertar nos alunos o
interesse pela disciplina, fazendo-os encontrar soluções para resolução de
problemas, desenvolver os conceitos, de modo criativo, utilizando como base os
conhecimentos prévios dos alunos e aperfeiçoar a formação dos acadêmicos
como futuros profissionais da educação, a partir de experiências desenvolvidas
por três bolsistas estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade de
Santa Cruz do Sul - UNISC, campus sede. São aplicados exercícios de reforço,
jogos e desafios de raciocínio lógico, específico para cada ano/série, conforme
solicitação do professor da escola. No decorrer do ano, trabalhamos com
atividades lúdicas, resolução de exercícios e sanando as dúvidas dos que buscam
aprender um pouco mais. Mas, devido ao intervalo entre as oficinas, notamos
nitidamente a regressão dos alunos e, com isto, retomamos todos os conteúdos já
trabalhados em períodos anteriores. No entanto, estamos nos esforçando ao
máximo, para poder contornar este contratempo causado e alcançar os resultados
positivos novamente.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.