PROJETO SOBRE A ORIGEM DA INFLUÊNCIA ESPANHOLA NA CULTURA DO RIO GRANDE DO SUL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO GAÚCHO

Bruna Amanda Godinho Rocha, Olgário Paulo Vogt, Guanaíra Corvello Pereira

Resumo


Resumo: Este trabalho tem como finalidade mostrar os resultados parciais do
projeto “El Gaucho Sin Fronteras” (o gaúcho sem fronteiras) em três turmas de 5º
ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Prof. Luís Dourado em parceria
com o projeto do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência) da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC subprojeto de História.
Iniciou-se no período de 01/04/2015 até a presente data, tendo como suporte a
interdisciplinaridade, abarcando além do subprojeto de História, os de Espanhol,
Interdisciplinar e Informática. Neste projeto, trabalhamos a questão do gaúcho a
partir de diferentes eixos temáticos, a história da colonização do Rio Grande do
Sul pelos espanhóis, portugueses, africanos e sua interação com os povos
indígenas, dando ênfase as influências da colonização espanhola, suas lendas,
seus hábitos e seus costumes presentes também em outros países da América
do Sul. Os objetivos que nortearam o projeto foi aumentar o interesse dos alunos
de uma forma distinta, de possibilitar a saída das aulas tradicionais e os mobilizar
para um maior empenho nas atividades propostas, buscando a construção do
conhecimento dos estudantes sobre a história do Rio Grande Do Sul (conteúdo
faz parte do Plano de Estudos do quinto ano do Ensino Fundamental Séries
Iniciais), além de habilitar os bolsistas ao trabalho interdisciplinar. O trabalho teve
embasamento nas leituras feitas pelos bolsistas ao decorrer das suas vivências
acadêmicas, com o apoio do orientador e da supervisora, junto aos encontros
semanais do subprojeto na universidade e na escola. Inicialmente, para ambientar
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
os alunos em relação a uma intensa presença da cultura espanhola no sul do
Brasil, a metodologia utilizada além da bibliográfica foi também a pesquisa no
laboratório de informática, em seguida foi realizada a elaboração de uma peça
teatral, o estudo das lendas e a realização de uma gincana cultural. Após a
pesquisa pautada no significado do que seria um gaúcho de acordo com as
representações culturais, tradicionais e não no termo utilizado para descrever
aqueles que nasceram no Rio Grande do Sul foi encenada a peça sobre o tratado
de Tordesilhas, seguida de debate com os alunos enfocando as características
que herdamos dos colonizadores, até os dias atuais, e as influencias destas na
construção da identidade cultural do gaúcho. Outra atividade foi feita através de
duas lendas que falam sobre o surgimento do chimarrão, sendo uma lenda
guarani e uma lenda Paraguaia. Fazendo o contraponto entre as origens
espanhola e indígena deste hábito da cultura gaúcha. A partir disso, foi elaborado
um livro com produções de releitura escrita, ilustrações e história em quadrinhos
feitas pelos estudantes. Sendo que para a redação dos textos ocorreu no
laboratório de informática, através de uma oficina de redação e formatação de
textos. A seguir, aproveitando as atividades relativas a semana do gaúcho, foi
realizada uma gincana cultural com tarefas sobre a construção e desconstrução
do vestiário gauchesco e da própria significação do termo “gaúcho”. Todos os
bolsistas contribuíram de alguma forma nas tarefas, ou com planejamento ou com
orientação e direcionamento das mesmas. O projeto procura estimular os alunos
a se tornarem agentes da construção do próprio conhecimento, seja em forma de
discussões, pesquisas ou realização de trabalhos. Embora o trabalho esteja em
andamento, é possível visualizar alguns resultados, por parte dos educandos com
uma maior participação nas atividades propostas, com a abordagem de temas
desconhecidos ou pouco trabalhados com os mesmos em sala de aula e
atividades lúdicas para a apresentação de conteúdo, facilitando uma maior
compreensão, já pelos bolsistas com o êxito nas demais práticas interdisciplinares
que o projeto exige. As conclusões parciais alcançadas foram a respeito de uma
maior compreensão dos conteúdos trabalhados por parte dos alunos, o estimulo
da capacidade de raciocínio, o desenvolvimento de habilidades e atitudes e a
retomada do prazer em aprender de uma maneira diferente. Constatamos ainda
ser de fundamental importância o planejamento em conjunto das diferentes áreas
do conhecimento no desenvolvimento de atividades interdisciplinares.

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