RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO COM EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Carine Vogt, James Marcelo Schulz

Resumo


Este relato de experiência foi produzido a partir de oficinas conduzidas na Escola
Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, localizada no bairro Dona Carlota,
Santa Cruz do Sul – RS, em agosto de 2015. As oficinas ocorrem semanalmente
com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, no turno oposto ao período
escolar. As atividades foram desenvolvidas dentro do conteúdo de Expressões
Numéricas, com os objetivos de compreendê-las e utilizar as suas regras, além de
ensinar através de Jogos Pedagógicos e da Música. Foram elaboradas três
oficinas de uma hora e cinquenta minutos cada, para quinze alunos. Na primeira
oficina, introduzimos o conceito de Expressões Numéricas, demonstrando aos
alunos suas regras e passo a passo para a sua resolução. Esta primeira parte da
aula foi expositiva, sendo utilizado recursos didáticos como quadro e giz.
Conduzimos essa oficina apenas para a resolução de problemas, pois a turma
estava desenvolvendo este conteúdo e parte dos alunos estavam apresentando
dificuldades durante a resolução dos cálculos. A segunda oficina foi dividida em
duas partes: a primeira parte para concluir alguns problemas que não foram
possíveis corrigir na oficina passada, e no segundo momento, os alunos se
dedicaram à construção do jogo Trilha das Expressões Numéricas, preparando-o
para ser jogado na semana seguinte. Na terceira oficina, os alunos praticaram sua
trilha das Expressões Numéricas, além de cantarem a Paródia da Matemática. Os
alunos dividiram-se em grupos de três a quatro indivíduos. Entre os materiais
utilizados, encontram-se a Trilha das Expressões Numéricas (elaborada em sala
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
de aula), dados e piões (confeccionados em sala de aula), lápis, caderno e
borracha. Os alunos, por ordem de sorteio, deveriam percorrer a Trilha,
resolvendo cada uma das Expressões Numéricas presentes em seu caminho.
Todos os cálculos efetuados deveriam ser registrados em seus cadernos, e
conferidos pelos demais integrantes do grupo, para assim, poderem dar
andamento ao jogo. Caso houvesse alguma dúvida entre os alunos, os
professores estavam disponíveis circulando em sala de aula para orientá-los. Ao
fim da oficina, reservamos um tempo para cantarmos uma paródia com a turma,
chamada "Meteoro da Expressão", em que os alunos conseguiram acompanhar
novamente as regras para a resolução de uma Expressão Numérica. Obtemos
resultados positivos, pois foi uma forma diferente que os alunos estudaram o
conteúdo. Apresentamos neste relato de experiência uma alternativa para
introduzirmos o conteúdo sobre as Expressões Numéricas com os alunos de 5º
ano, de uma forma cativante e que haja uma relação entre o professor e o aluno.
A atividade foi realizada com materiais de fácil alcance ao aluno e professor,
tornando-a acessível a ser realizada em qualquer escola.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.