VIDA À BIBLIOTECA INFANTIL

Diana G. Medianeira, Luana Schonarth, Suiani Santos de Oliveira, Ângela Cogo Fronckowiak

Resumo


O presente estudo vincula-se ao Subprojeto 3 - Letras Português, referindo-se a
uma proposta de revitalização da Biblioteca Infantil na E.M.E.F. Professor Luiz
Dourado. Partindo da vontade e do incentivo dos próprios professores e
supervisores do PIBID, de recuperarmos o espaço específico de leitura e retirada
de livros dos alunos das séries iniciais, desenvolvemos um projeto que
contemplasse os alunos, a leitura e o espaço físico já disponibilizado para o
trabalho - a futura Biblioteca Infantil. Sabemos que a leitura, para ser realizada
com prazer, exige um conjunto de fatores, principalmente o do pensar a
organização do espaço em que se lê, observando as cores do ambiente, a
disposição das prateleiras, a iluminação do espaço e outros elementos que, se
bem conduzidos, podem vir a facilitar o processo. A intenção foi planejar um
espaço específico para os leitores em formação, um lugar de infância, de viajar,
de criar, de mudar, um lugar de ler, no sentido mais poético da ação,
possibilitando, assim, o próprio letramento literário. Para isso, transformamos o
cinza da sala com a vida do verde; os vidros escuros – anteriormente pintados
para amenizar o calor –, em portais de passagens do sol; as cortinas pesadas, em
longos tecidos suaves; as altas estantes de ferro, em pequenas (e muitas)
prateleiras coloridas, com tamanhos adaptados às necessidades dos pequenos
leitores; as paredes inutilizadas, em suporte para casa de fantoches, com
diversas cores e texturas. Como objetivo, o desejo de garantir um ambiente
visualmente limpo, agradável aos olhos dos pequenos, com detalhes que digam e
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
façam sentido ao seu meio de convívio e, antes de tudo, um espaço funcional,
adequado e seguro para receber crianças. Da mesma forma, por questões de
economia e de reaproveitamento, foi desenvolvido um trabalho em equipe com o
Subprojeto de Biologia, confeccionando puffs de garrafa pet para acomodar os
pequenos leitores. O processo de revitalização contemplou, certamente, os livros
que a escola já dispunha para o público infantil e, para futuro próximo, reservou
um espaço para novas aquisições. Partindo das reflexões já desenvolvidas com
os colegas e coordenadores do PIBID Letras Português, a separação e
catalogação das obras infantis foi conduzida pelo seu respectivo gênero: poemas,
narrativas e livros imagéticos. A relação das crianças com a literatura deve ser
pautada pelo prazer, pela descoberta, sem qualquer obstáculo criado pelo
didatismo. A literatura é expressão de vida, é própria do ser humano, para
realmente torná-los humanos, é estímulo à sensibilidade sem que haja qualquer
indício de cobrança. Assim, a Biblioteca Infantil é pensada como um meio de
conduzir os pequenos estudantes, alunos e futuros leitores ao mágico e infinito
universo do imaginar com livros.

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