WE ARE TECH, ARE YOU?
Resumo
Esta apresentação falará sobre o desenvolvimento das atividades do PIBIDInglês
da Universidade de Caxias do Sul, com suporte da sala digital na Escola
Estadual de Ensino Médio Santa Catarina. A elaboração e desenvolvimento das
atividades se baseiam nos Padrões Curriculares Nacionais (2008), Referencias
Curriculares Estaduais (2009)- Linguagens Códigos e suas Tecnologias- Língua
Estrangeira Moderna. O nosso grupo de inglês busca a elaboração e
desenvolvimento de sequências didáticas que propiciem a construção das
habilidades e competências desejáveis para que bolsistas e alunos as utilizem
durante a realização das atividades, e posteriormente em suas vidas
universitárias e profissionais. Em nossa visão isto inclui firmemente a inclusão
digital, bem como, o desenvolvimento de novas habilidades digitais para os mais
proficientes na área. Compartilhamos da ideia de que “O currículo, portanto, não é
uma lista de disciplinas confinadas a sala de aula. É todo o conteúdo da
experiência escolar, que acontece na aula convencional e nas demais atividades
articuladas pelo projeto pedagógico. ” (RC, 2009). As atividades são construídas
em conjunto, porque compartilhamos, também, da ideia de que “Na escola, a
aprendizagem de quem ensina não é um processo individual” (RC, 2009). Para tal
são utilizadas várias ferramentas digitais que tem sido muito úteis no
desenvolvimento das atividades, dentre elas: Google Drive, VOKI, DUOLINGO e
variados sites de exercícios conforme a necessidade da atividade e o nível de
proficiência de inglês do aluno. O processo de elaboração das unidades de ensino
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
segue a seguinte sequência: reunião para levantamento das necessidades,
sugestões de coordenadora, supervisora e bolsistas, organização das ideias
selecionadas, busca de ferramentas que atendam às necessidades específicas de
cada unidade de ensino, elaboração de calendário com a professora supervisora,
reserva da sala junto à coordenação da Sala Digital, realização das tarefas
conforme organizado e finalmente, avaliação dos alunos sobre as atividades
desenvolvidas. No primeiro semestre de 2015, conforme levantamento de
necessidades e plano da escola de atividades a serem desenvolvidas no referido
ano, foram detectadas algumas dificuldades: novamente, foi detectada a
dificuldade de apresentação de trabalhos, seja na forma oral como escrita,
dificuldade de reunião dos alunos fora da escola para trabalhos em grupo, em
relação ao conceito que tinham de trabalho em grupo, e de conhecimento das
habilidades e competências que alguns alunos deveriam desenvolver , e outros
revisar, para a prova do ENEM. Partindo deste ponto, iniciamos a elaboração de
sequências didáticas que proporcionassem aos alunos a construção das
habilidades necessárias para uma boa apresentação de trabalhos, bem como, os
aspectos a serem evitados nas apresentações (oral e escrita), para tal foi utilizada
a ferramenta Power Point. Na sequência foi elaborada uma unidade de ensino
objetivando a aprendizagem de utilização do Google Drive para escrita
colaborativa, já que esta ferramenta é uma das mais completas e vem ao
encontro da necessidade de elaborar trabalhos extraclasses, mesmo que os
integrantes não consigam reunir-se fisicamente. Para nossa surpresa positiva, os
alunos absorveram muito bem a utilização da ferramenta e a estão utilizando para
todas as disciplinas que trabalham e nos relataram que a vida estudantil teria sido
mais fácil, se tivessem aprendido a utilizá-la desde o 1º ano do Ensino Médio.
Dando continuidade ao planejamento, foi elaborada uma oficina de quatro aulas
que ajudou-os a identificar os pontos mais significativos na realização da prova do
ENEM, enfatizando as habilidades e competências a serem desenvolvidas para
que possam fazer frente a prova com mais tranquilidade. No momento estão
sendo desenvolvidas as atividades para o ENEM em sala de aula e a elaboração
das tarefas para a Gincana de Conhecimento de Halloween.
da Universidade de Caxias do Sul, com suporte da sala digital na Escola
Estadual de Ensino Médio Santa Catarina. A elaboração e desenvolvimento das
atividades se baseiam nos Padrões Curriculares Nacionais (2008), Referencias
Curriculares Estaduais (2009)- Linguagens Códigos e suas Tecnologias- Língua
Estrangeira Moderna. O nosso grupo de inglês busca a elaboração e
desenvolvimento de sequências didáticas que propiciem a construção das
habilidades e competências desejáveis para que bolsistas e alunos as utilizem
durante a realização das atividades, e posteriormente em suas vidas
universitárias e profissionais. Em nossa visão isto inclui firmemente a inclusão
digital, bem como, o desenvolvimento de novas habilidades digitais para os mais
proficientes na área. Compartilhamos da ideia de que “O currículo, portanto, não é
uma lista de disciplinas confinadas a sala de aula. É todo o conteúdo da
experiência escolar, que acontece na aula convencional e nas demais atividades
articuladas pelo projeto pedagógico. ” (RC, 2009). As atividades são construídas
em conjunto, porque compartilhamos, também, da ideia de que “Na escola, a
aprendizagem de quem ensina não é um processo individual” (RC, 2009). Para tal
são utilizadas várias ferramentas digitais que tem sido muito úteis no
desenvolvimento das atividades, dentre elas: Google Drive, VOKI, DUOLINGO e
variados sites de exercícios conforme a necessidade da atividade e o nível de
proficiência de inglês do aluno. O processo de elaboração das unidades de ensino
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
segue a seguinte sequência: reunião para levantamento das necessidades,
sugestões de coordenadora, supervisora e bolsistas, organização das ideias
selecionadas, busca de ferramentas que atendam às necessidades específicas de
cada unidade de ensino, elaboração de calendário com a professora supervisora,
reserva da sala junto à coordenação da Sala Digital, realização das tarefas
conforme organizado e finalmente, avaliação dos alunos sobre as atividades
desenvolvidas. No primeiro semestre de 2015, conforme levantamento de
necessidades e plano da escola de atividades a serem desenvolvidas no referido
ano, foram detectadas algumas dificuldades: novamente, foi detectada a
dificuldade de apresentação de trabalhos, seja na forma oral como escrita,
dificuldade de reunião dos alunos fora da escola para trabalhos em grupo, em
relação ao conceito que tinham de trabalho em grupo, e de conhecimento das
habilidades e competências que alguns alunos deveriam desenvolver , e outros
revisar, para a prova do ENEM. Partindo deste ponto, iniciamos a elaboração de
sequências didáticas que proporcionassem aos alunos a construção das
habilidades necessárias para uma boa apresentação de trabalhos, bem como, os
aspectos a serem evitados nas apresentações (oral e escrita), para tal foi utilizada
a ferramenta Power Point. Na sequência foi elaborada uma unidade de ensino
objetivando a aprendizagem de utilização do Google Drive para escrita
colaborativa, já que esta ferramenta é uma das mais completas e vem ao
encontro da necessidade de elaborar trabalhos extraclasses, mesmo que os
integrantes não consigam reunir-se fisicamente. Para nossa surpresa positiva, os
alunos absorveram muito bem a utilização da ferramenta e a estão utilizando para
todas as disciplinas que trabalham e nos relataram que a vida estudantil teria sido
mais fácil, se tivessem aprendido a utilizá-la desde o 1º ano do Ensino Médio.
Dando continuidade ao planejamento, foi elaborada uma oficina de quatro aulas
que ajudou-os a identificar os pontos mais significativos na realização da prova do
ENEM, enfatizando as habilidades e competências a serem desenvolvidas para
que possam fazer frente a prova com mais tranquilidade. No momento estão
sendo desenvolvidas as atividades para o ENEM em sala de aula e a elaboração
das tarefas para a Gincana de Conhecimento de Halloween.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.