ÁGUA: FONTE DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR

Amanda Riedel, Letícia Sieberborn, Adriana Magedanz

Resumo


Este trabalho foi realizado por bolsistas do subprojeto Interdisciplinar Ensino
Médio – IEM, que integra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência do Centro Universitário UNIVATES – PIBID/Univates, e teve como
principal objetivo proporcionar aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio
Politécnico de uma Escola Estadual de Educação Básica, situada no município de
Lajeado/RS, uma visão sobre a interdisciplinaridade, a partir de diversas ações
desenvolvidas pelos pibidianos durante o primeiro semestre de 2015, entre os
meses de junho à julho. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL,
2002, p. 34-36):
Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de
criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de
várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender
um fenômeno sob diferentes pontos de vista. Em suma, a
interdisciplinaridade tem uma função instrumental. Trata-se de recorrer a
um saber útil e utilizável para responder às questões e aos problemas
sociais contemporâneos.
À luz do supracitado, os bolsistas integrantes do subprojeto IEM planejaram uma
proposta intitulada “Água: fonte de conhecimento interdisciplinar”, que teve como
foco estudar a reutilização da água e o mecanismo de abastecimento, tanto na
escola e domicílio dos estudantes quanto na cidade de Lajeado, assim como
instigar uma mudança de hábitos para o uso consciente deste recurso. Dentre as
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
ações realizadas, podemos destacar a “Carta 2070”, na qual os alunos redigiram
um texto que buscou mostrar uma visão do futuro, com o intuito de relatar a atual
escassez de água e suas consequências para a nossa sociedade. Neste
momento, os discentes puderam refletir sobre o consumo hídrico exagerado e os
reais efeitos ocasionadores dessa prática. Dando continuidade ao trabalho
pedagógico, foi realizada uma dinâmica chamada “Caixa Surpresa”, nesta
atividade os alunos, que estavam sentados em círculo, retiravam uma imagem ou
uma frase de dentro da caixa, sempre relacionada ao tema água, e, conforme a
ordem, contavam histórias coerentes com a realidade e que, consequentemente,
tivessem sentido com o trecho anterior, pronunciado por algum colega. Esse
procedimento gerou resultados satisfatórios por parte dos alunos, que gostaram
de criar e inventar suas próprias histórias. Para finalizar o projeto, as turmas
envolvidas visitaram à CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento),
localizada na cidade de Lajeado, esta “saída à campo” possibilitou aos estudantes
assistirem ao processo de purificação, bem como as análises dos produtos
realizados durante o ciclo. Ainda foi efetuada uma visita a instituição de ensino
UNIVATES, para conhecer o setor de resíduos e a Biblioteca da instituição, cuja
estrutura do prédio possui calhas coletores de água da chuva, que é reutilizada na
limpeza e irrigação de plantas. Ambas visitas contribuíram para reforçar no
processo de conscientização dos estudantes, visando obter um bom
aproveitamento do projeto. Durante todas as intervenções em sala de aula, as
atividades foram abordadas de forma interdisciplinar, pretendendo contribuir para
a compreensão do discente, interligando todas as disciplinas e almejando um
mesmo objetivo: a busca de respostas, a partir de conexões entre as áreas do
conhecimento. Ao concluir, percebemos o quanto esta proposta interdisciplinar foi
significativa para todos os envolvidos no processo (docentes, alunos, bolsistas e
comunidade escolar), estimulando na revisão de alguns hábitos e também
conscientizando os estudantes sobre a importância do referido tema no cotidiano
de todas as pessoas. Além disso, o conjunto de ações pedagógicas descritas
acima oportunizou aos integrantes do subprojeto IEM experimentar uma nova
maneira de “ser professor”, destacando a coletividade e o trabalho colaborativo.

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