Ensino de Biologia: vivências a partir do PIBID durante as diferentes abordagens e estratégias no ensino médio

Giovana V. Fagundes, Jéssica F. Martins, Alexandre Rieger, Tania Bernhard

Resumo


Buscando contribuir para a construção de uma aprendizagem significativa, enaltecendo a formação cidadã do aluno, desenvolveram-se diferentes abordagens e estratégias em Biologia - Ensino Médio. Através de atividades lúdicas de caráter experimental e de campo instigou-se os alunos ao estabelecimento de relações de teoria e prática. Deste modo, o subprojeto PIBID de Biologia da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, realizou intervenções durante o semestre inicial de 2017, na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz – RS, com turmas de 1o e 2o anos do Ensino Médio e na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás – RS com turmas de 3º ano do Ensino Médio, no qual foram realizadas diferentes abordagens de ensino. Durante este primeiro semestre, foram abordados os conteúdos dos Reinos. Foram aplicadas as seguintes atividades com os discentes: colônia de microrganismos; preparação de lâminas vegetais e cromatografia; campo para visualização de exemplares do Reino Vegetal; fermentação; paródias; jogos lúdicos; idas ao laboratório de Ciências. Os alunos também eram auxiliados durante a realização de atividades propostas pelo professor titular. Em primeiro alcance, observamos, por resultados, o interesse dos alunos durante a execução das atividades, a curiosidade despertada nos mesmos e a espera do retorno das bolsistas a cada semana. Por meio deste Programa Institucional adquirimos experiência, segurança e também confiança ao lidarmos com os educandos de realidades escolares diferentes e lidamos, muitas vezes, com a quebra de barreiras e dificuldades, visando sempre o aprendizado do aluno.PALAVRAS-CHAVE: Intervenção. Ensino de Biologia. Aprendizagem. Atividades lúdicas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.