METODOLOGIA ATIVA NA ÁREA DE FÍSICA – PROJETO SOBRE LANÇAMENTO OBLÍQUO
Resumo
Nas experiências vivencias pelo PIBID, sempre temos um feedback pessoal sobre as atividades realizadas. Todas as experiências vividas são unidas de forma a preparar a visão de como seria uma aula onde se tivesse a garantia de que os alunos realmente aprendessem o que é proposto, sonho de todo professor. Neste contexto, se discute bastante a respeito da aplicação de metodologias ativas em ambiente escolar e a obtenção de melhores resultados do processo ensino-aprendizagem. Metodologias ativas são um conjunto de técnicas que foram aplicadas em aulas de monitoria do PIBID-Física da Unisc no ano de 2017, com a utilização da aprendizagem baseada em projetos. Como se sabe, as metodologias ativas colocam o estudante como protagonista na construção do conhecimento, isso deve-se à interação direta com o objeto de estudo. Como estudantes, somos apresentados a estas metodologias a fim de que, mais tarde, estas possam ser aplicadas em nossas aulas. Em uma das turmas de 1º ano de Ensino Médio foi proposto pelo bolsista, juntamente com o professor titular, que o conteúdo sobre lançamento oblíquo fosse abordado a partir da realização do projeto de confecção de foguetes a partir de garrafas PET pela turma. Inicialmente a ideia foi apenas propor que os alunos fizessem os foguetes, sem o compromisso de pesquisa e estudos mais aprofundados, tornando a prática com pouco valor para a aprendizagem. Porém, em diálogo com o professor titular esta ideia foi aplicada dividindo a atividade em três etapas. A primeira etapa foi a elaboração do projeto (teoria), onde os alunos propuseram o projeto de montagem do foguete, justificando sua proposta, considerando que por ser um projeto buscamos desenvolver as competências e habilidades dos alunos; a execução do projeto. A segunda etapa foi a confecção/montagem do foguete, onde neste ponto se torna claro se a pesquisa realizada por eles atende o necessário1 Acadêmico do Curso de Física Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul, bolsista de iniciação à docência PIBID – UNISC.2 Docente do Departamento de Química e Física da Universidade de Santa Cruz do Sul, coordenadora da área de Física do PIBID – UNISC.para a montagem do projeto. Nesta etapa surgem diversas discussões e questionamentos, pois é onde surgem as dificuldades e dúvidas. E por último, será feito o lançamento dos foguetes com realização de medidas de tempos e distâncias, observação de trajetórias, entre outros. A finalização da atividade envolverá a confecção de um relatório de atividades. Este projeto está em andamento, mas já percebemos grande interesse pela proposta por parte dos alunos. Após a finalização das atividades será realizada a análise da mesma com a finalidade de verificar se houve ganho de aprendizagem.Palavras-chave: Metodologia ativa. Ensino baseado em projeto. PIBID Física.Keywords: Active methodology. Project-based teaching. PIBID Physics.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.