O aprender e suas possibilidades: a ação do Pibid baseada em projetos

Adriana Kist, Claudia Maria Baierle, Fátima Janaína Figueiredo

Resumo


A sociedade está em constante mudança e na educação não é diferente. Precisamos pensar onovo, reconstruir o velho, reinventar para que tenhamos sucesso no aprender. É necessáriotornar prazeroso o ato de aprender, de construir o conhecimento para que este não sejapassageiro. O objetivo principal foi de tornar os alunos protagonistas e os professoresfacilitadores no processo ensino-aprendizagem. Sabemos que a função da escola não é maismeramente despejar conteúdo sobre os alunos, mas sim desenvolver habilidades sócioemocionais,trabalho em equipe, espírito empreendedor. Segundo Paulo Freire (DELORS,2003) a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver os 4 pilares do conhecimento.São eles: aprender a conhecer ( indica o interesse), aprender a fazer ( coragem de executar),aprender a conviver (desafio da convivência), e aprender a ser ( objetivo de viver). A escoladeve preparar os alunos para a descoberta e a experimentação. Só se aprende participando,vivenciando, convivendo, construindo, compartilhando. Nossa ideia foi, na Emef Duque deCaxias, unir os alunos com os professores, os pequenos com os grandes, o lúdico com opedagógico, o lazer com o conhecimento. Unir tudo e todos num único objetivo:APRENDER!!! O tema escolhido, por ser no mês de setembro, foi o gaúcho e as suas tradições.Dividimos as salas em 6 oficinas. Os pibidianos ministravam as oficinas de acordo com a suaárea de atuação e relacionados ao tema do projeto. Os professores e os alunos também foramdivididos em 6 grupos que assistiram as oficinas em forma de circuito. Fizeram parte dasoficinas a música e a dança gaúcha, conhecimentos sobre a tradição gaúcha, lendas e contosgauchescos, roleta de perguntas sobre o Rio Grande do Sul, história do gaúcho (piquete),brincadeiras antigas do Sul através de vídeo. Essas atividades foram realizadas pela manhã e atarde, em seus respectivos turnos, pelos alunos pibidianos. Todos eles, naquela semana, vieramno mesmo dia para a realização das oficinas. Todos participaram das oficinas com entusiasmoe o resultado foi bastante positivo. Foi um dia especial para cada um no qual puderam vivenciarexperiências diversas. Para os pibidianos foi um desafio desde o início, pois precisaram serflexíveis quanto ao horário e organização das atividades. Concluímos que para mudar1 Graduada em Letras, bolsista supervisora EMEF Duque de Caxias.2 Graduada em Licenciatura em Computação, bolsista supervisora EMEF Duque de Caxias.3 Graduada em Letras, bolsista supervisora EMEF Duque de Caxias.precisamos ousar! Entender o contexto do mundo, tornar o ensino significativo e acreditar no poder transformador da educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.