O ensino de botânica no 7º ano do ensino fundamental

Luana Lais Wagner Budde, Tania Bernhard, Alexandre Rieger

Resumo


Extraímos recursos, modificamos ambientes, utilizamos o que a natureza oferece de acordo comnossas necessidades. Ao observarmos nossa relação com um grupo específico de seres vivos,como por exemplo as plantas, percebemos sua importância, seja na alimentação, ornamentação,na utilização de fármacos ou na indústria. Desta forma fica evidente a necessidade de conhecereste grupo tão variado e importante para o ser humano. A escola Polivalente conta com umdiferencial em relação às demais escolas atendidas pelo PIBID, pois possui uma área verde queconta com representantes dos quatro grupos pertencentes ao Reino Plantae. A partir disto, asbolsistas propuseram a realização de atividades relacionadas à Botânica, oportunizando aosalunos conhecer as diferentes características de cada grupo por meio do manuseio e observaçãode diferentes exemplares, além de realizar o reconhecimento da biodiversidade encontrada emsua escola. Partindo deste pressuposto, são realizadas atividades com duas turmas de 7º ano doturno da tarde da EEEM Willy Carlos Fröhlich de Santa Cruz do Sul. Ao trabalhar Briófitas,Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas com os alunos são utilizados diferentes recursose metodologias, que envolvem teoria, observação e desenho dos exemplares e suas estruturas,dinâmicas, jogos, atividades práticas e exercícios. Após a realização das oficinas queapresentam aos alunos as diferentes características morfológicas e fisiológicas de cada grupo,propõe-se a coleta e identificação das espécies encontradas no espaço escolar, sendo colocadasplacas de identificação nos exemplares arbóreos e a confecção de uma exsicata. Os primeirosresultados obtidos se baseiam na aceitação dos alunos à proposta de trabalhar com botânica,seguida da participação e interesse nas atividades realizadas tanto em sala de aula, como nopátio da escola. Os alunos demonstram curiosidade em relação aos diferentes exemplarescoletados para observação das estruturas, onde questionam as características das plantas, comoa questões relacionadas ao seu hábitat, importância e utilidades para o ser humano. Com basenestes resultados acredita-se que até o final do ano será possível realizar as atividades deidentificação com alunos e outras ações na escola que possibilitem que todas as turmas possamidentificar a biodiversidade que a escola possui.PALAVRAS CHAVES: Botânica. Exsicata. Biodiversidade.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.