Relato de Experiência do Projeto PIBID Matemática na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário

Ana Paula Vettorazzi, Fernanda Dias

Resumo


Resumo: O estudo relata as experiências obtidas nas monitorias realizadas na turma do 7º ano na E.E.E.M. Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Santa Cruz do Sul, estado do Rio Grande do Sul. As monitorias buscam auxiliar a professora titular, vivenciar a experiência de estar em sala de aula e o convívio com os alunos. As monitorias acontecem semanalmente com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, as acadêmicas do Subprojeto da Matemática vivenciam a experiência de estar em sala de aula não apenas como alunas, mas também participando das atividades e ganhando espaço para explanar novas e desafiadoras atividades na turma, utilizando como referência o livro Vivência Matemáticas nas atividades planejadas. No decorrer das observações, a professora titular possibilitou a interação com os alunos através de uma prática de ensino de equações. Neste dia, foi solicitado aos alunos que fizessem grupos, onde cada um receberia um jogo de memória de equações simples para praticarem, onde todos conseguiram resolver com sucesso a atividade. Porém, como o objetivo da atividade era verificar e testar os conhecimentos dos alunos, foi proposto que realizassem um jogo que envolvesse algumas equações mais complexas e brincassem com um pouco de geometria quando chegassem na parte final da atividade, o que causou grande interesse dos educandos. O jogo “tangram das equações” desafiava os alunos a encontrarem a equação, sua respectiva resposta e ao final pedia que montassem, com todas as peças, um quadrado encaixando todas as peças, equações e resultados, os alunos se sentiram muito desafiados e motivados para alcançar o objetivo final. As monitorias proporcionam experiências significativas para os graduandos, de maneira que entrem em contato com a sala de aula antes mesmo de terminar a graduação. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -1 Graduanda de Matemática Licenciatura, bolsista de iniciação à docência, subprojeto Matemática, escola N. Sr.ª do Rosário, UNISC.2 Graduanda de Matemática Licenciatura, bolsista de iniciação à docência, subprojeto Matemática, escola N. Sr.ª Rosário, UNISC.PIBID proporciona também o contato dos alunos com os licenciandos, facilitando o incentivo e escolha de futuros cursos de graduação. Tanto alunos como graduandos aprendem e vivenciam as melhores experiências, tornando o programa qualificado e efetivo.Palavras-chave: Propostas metodológicas. Ensino da Matemática. Monitoria.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.