Utilizando ferramentas computacionais no ensino

Felipe Funk, Viviane Müller

Resumo


Com a evolução eminente da tecnologia, o computador torna-se uma ferramenta de estudo capaz de auxiliar na compreensão de diferentes conteúdos com alunos de todas as faixas etárias. Com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, no Subprojeto de Informática, percebe-se o resultado positivo que algumas ferramentas computacionais trouxeram para a sala de aula. Na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada no bairro Cohab, os bolsistas realizam tanto oficinas como monitoria. A grande dificuldade nos anos iniciais é a falta de alfabetização, mas muitos deles acabam dominando o alfabeto com algumas atividades lúdicas propostas a eles. As professoras apoiaram muito a ideia e relataram uma melhora significativa na aprendizagem. Foi possível aplicar atividades mais complexas, desenvolvendo o pensamento lógico com as turmas do quarto e quinto ano através da utilização de softwares focados na resolução de problemas. Quando foi proposto, aos alunos, trabalhar uma mesma atividade em duas semanas consecutivas foi possível ver uma melhora no raciocínio lógico e no tempo de resposta para a resolução de um problema. Em todas as turmas o avanço foi considerável. As ferramentas computacionais podem ajudar muito na compreensão de um conteúdo, porém o professor deve conhecer muito bem as tecnologias existentes, seus recursos e sua aplicabilidade para escolher adequadamente os softwares a serem usados. É importante, também, que os alunos tenham contato com a tecnologia desde a educação básica desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento computacional para, assim, aumentar o poder cognitivo, principalmente no que diz respeito à produtividade e criatividade. O computador é elemento fundamental no processo ensino-aprendizagem em qualquer nível1 Graduando em Licenciatura em Computação, bolsista de iniciação à docência.2 Graduada em Ciência da Computação e Licenciatura em Computação, Mestre em Sistemas e Processos Industriais, Coordenadora do subprojeto em Informática.escolar e o desenvolvimento do pensamento computacional pode auxiliar em qualquer área do conhecimento, mesmo involuntariamente. Cabe ressaltar aqui, a importância das experiências vividas na Escola, para os bolsistas, alunos e docentes. Oportunidade única oferecida pelo PIBID que auxilia consideravelmente na formação dos licenciandos.Palavras-Chave: Ferramentas computacionais. Ensino-aprendizagem. Raciocínio lógico. Pensamento computacional

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.