EDUCAÇÃO SEXUAL E REPRODUTIVA: INTEGRANDO OS CURSOS DE ENFERMAGEM E PEDAGOGIA

ANDREA FABIANE BUBLITZ, KARIN GABRIELE BENDER

Resumo


O curso de graduação em Enfermagem possui em suas diretrizes curriculares o compromisso de formar profissionais capacitados para realizar atividades educativas junto à população. Neste sentido, a educação em saúde como uma das atribuições do enfermeiro desconstrói a visão medicalocêntrica, cujo sujeito passivo de cuidado é o ser doente. Este recurso, fundamentado nos princípios de promoção à saúde, articula o saber científico com o saber popular para abranger os determinantes do processo saúde e doença, contribuindo para a qualificação da saúde das pessoas. (SOUSA et al., 2009). Partindo desta premissa, percebeu-se a necessidade de realizar uma atividade cuja temática proporcionasse a discussão da saúde reprodutiva e sexual das mulheres e a sua aplicabilidade no cotidiano do profissional pedagogo. Logo, este trabalho é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de uma atividade realizada com um grupo de acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, cujo objetivo é relatar sobre a experiência das acadêmicas do sexto semestre do curso de graduação de Enfermagem sobre o desenvolvimento de uma atividade de promoção à saúde reprodutiva e sexual de mulheres. A atividade ocorreu nas dependências do Sistema Integrado de Saúde (SIS) vinculado à própria universidade. O desenvolvimento do tema se deu através de recurso de mídia audiovisual e conversa informal, por meio da qual foram abordadas as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a sífilis, o HIV, a herpes e a gonorreia, patologias passíveis de prevenção quando a população está educada sobre a importância do uso do preservativo, tanto masculino quanto feminino. Outra questão fomentada durante a atividade foi a desmistificação dos comportamentos sexuais, como o orgasmo e a masturbação, este último tema desenvolvido após uma explicação concisa da anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino. O enfermeiro, como especialista em saúde, ao compartilhar aquilo que sabe com pedagogo, cujo trabalho se legitima a partir dos processos de ensino e aprendizagem, está contribuindo para o aprimoramento das práticas educativas desenvolvidas por este profissional. Ainda, enquanto educador, o enfermeiro deve estimular na população a consciência crítica e o sentimento de que cada indivíduo é responsável pela manutenção da sua saúde. Diante disso, a parceria entre os cursos de Enfermagem e de Pedagogia contribuiu para a divulgação dos serviços de saúde oferecidos pela universidade e, acima de tudo, possibilitou a integração de saberes, em que ambos os cursos colaboraram para a construção do conhecimento dos futuros educadores do país, assim como dos futuros profissionais da Enfermagem.


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