TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

CARINA MARUVIA DE OLIVEIRA , MIRELA HOELTZ, PAULO FERNANDO DA SILVEIRA FRANCO

Resumo


Neste trabalho, reflete-se sobre como a tecnologia de informação e comunicação é usada em ações e práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio, apresentando-se como promissoras para a implementação e consolidação de um sistema educacional, pelas suas múltiplas possibilidades de construção de recursos que facilitam o acesso às informações, aos conteúdos e conhecimentos em geral. O estudo possuiu como finalidade identificar as ferramentas disponíveis na estrutura escolar e as principais dificuldades dos docentes na utilização desses recursos em sala de aula. A pesquisa se desenvolve através de relatos de alunos e de professores, quanto à falta de utilização dos recursos tecnológicos para facilitar o processo ensino-aprendizagem, embora a tecnologia esteja presente no dia a dia de educadores e educandos em todos os contextos. Para compreender esta situação foi necessário utilizar uma pesquisa de campo e teórica, uma vez que são poucas as bibliografias encontradas a respeito do tema. Relatos e observações também foram usados como metodologia. Com essa análise foi possível identificar que as tecnologias de informação e comunicação, apesar de sofrerem grandes resistências quanto ao seu uso em muitas escolas, estão se disseminando por todo o sistema educacional, seja por parte dos alunos, dos professores ou da estrutura escolar, dando origem a possibilidades de novas técnicas de ensino, estimulando os alunos na reflexão crítica da realidade em que vivem. Essas ferramentas propiciam trabalhar em sala de aula com investigação e experimentação, além da possibilidade de vivenciar experiências, interferir, fomentar e construir o próprio conhecimento. O aluno participa dinamicamente da ação educativa através da interação com os métodos e meios para organizar a própria experiência. A participação do professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem é relevante para permitir que o aluno desenvolva habilidades e seja capaz de realizar a atribuição de significados importantes para sua articulação dentro do processo ensino-aprendizagem. Além de se transformar em um orientador e mediador, o professor caminha junto com o aluno em busca da construção do conhecimento. Porém, mesmo com a grande pressão de modernização na educação, muitos educadores se mantêm afastados destes recursos, por falta de capacitação ou simplesmente por não aceitarem tais inovações. Conclui-se que seria importante que os docentes das escolas tivessem a oportunidade de se atualizar, discutir e vivenciar, mais profundamente, formas de utilização dessas tecnologias, pois elas por si só não informam nem constroem conhecimento. Todavia, se bem utilizadas, podem levar o conhecimento a lugares antes inesperados e que continham barreiras aparentemente intransponíveis.


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