EL GAUCHO SIN FRONTERAS: ORIGEM DA INFLUÊNCIA ESPANHOLA NA CULTURA DO RIO GRANDE DO SUL

AMANDA INES BUBLITZ, BRUNA AMANDA GODINHO ROCHA, ELOINA KAPPAUN, CAMILA BARRIOS, DANUSA FERNANDA DE OLIVEIRA, GUANAÍRA CORVELLO EREIRA, OLGARIO PAULO VOGT

Resumo


Este trabalho tem como finalidade mostrar os resultados parciais do projeto El Gaucho Sin Fronteras (O gaúcho sem fronteiras) em três turmas de 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Prof. Luís Dourado, em parceria com o projeto do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, subprojeto de História. Iniciou-se no período de 01/04/2015 até a presente data, tendo como suporte a interdisciplinaridade, abarcando além do subprojeto de História, os de Espanhol e Interdisciplinar. O tema do projeto é a formação do Rio Grande do Sul, com influência indígena, portuguesa, africana, mas principalmente espanhola. Os objetivos que nortearam o projeto foi aumentar o interesse dos alunos de uma forma distinta, de possibilitar a saída das aulas tradicionais e os mobilizar para um maior empenho nas atividades propostas, além de habilitar os bolsistas ao trabalho interdisciplinar. O trabalho teve embasamento nas leituras feitas pelos bolsistas no decorrer das suas vivências acadêmicas, com o apoio do orientador e da supervisora, junto aos encontros semanais do subprojeto na universidade e na escola. Inicialmente, para ambientar os alunos em relação a uma intensa presença da cultura espanhola no sul do Brasil, a metodologia utilizada, além da bibliográfica, foi também a técnica de encenação. Os bolsistas do PIBID encenaram o pacto da Bula Inter Coetera assinado pelos reinos de Portugal e Espanha em 1493. Tal acordo dividia o mundo entre os dois países ibéricos, traçando uma linha imaginária que passava a 100 léguas da costa das ilhas de Cabo Verde. Assim, o que estivesse a oeste seria espanhol e o que ficasse a leste, seria português. O segundo momento foi a encenação do Tratado de Tordesilhas de 1494, onde a Coroa portuguesa, se sentindo prejudicada pelo primeiro acordo, exerceu forte pressão para que a Espanha aceitasse a revisão dos termos da Bula, que cedeu e assinou um novo tratado. Dessa forma, foi buscado o entendimento e a visualização dos estudantes que a região onde hoje se encontra o Rio Grande do Sul foi de domínio espanhol por mais de 250 anos. O projeto procura estimular os alunos a se tornarem agentes da construção do próprio conhecimento, seja em forma de discussões, pesquisas ou realização de trabalhos. Dessa maneira, essa atividade em específico, após a apresentação, foi finalizada com uma dinâmica, pela qual os estudantes relembraram os acordos presentes na encenação, além de relacioná-los com a história do Rio Grande do Sul. Embora o trabalho esteja em andamento, é possível visualizar alguns resultados, por parte dos educandos houve uma maior participação nas atividades propostas, já pelos bolsistas, o êxito nas demais práticas interdisciplinares que o projeto exige. As conclusões parciais alcançadas dizem respeito a uma maior compreensão dos conteúdos trabalhados por parte dos alunos, o estímulo da capacidade de raciocínio, o desenvolvimento de habilidades e atitudes e a retomada do prazer em aprender de uma maneira diferente.


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