"OS SALTIMBANCOS"- PERCEPÇÃO SOBRE A OBRA E CRIATIVIDADE DOS ALUNOS DE QUINTOS E SEXTOS ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTUÁRIO
Resumo
Como bolsistas no Subprojeto Letras Português do PIBID/UNISC, apresentamos este resumo com o objetivo de expor nossas atividades durante o primeiro semestre de 2015, com alunos de quintos e sextos anos, em oficinas semanais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário. Baseando-nos no livro de Elie Bajard, Ler e Dizer, Compreensão e Comunicação do Texto Escrito, o autor nos mostra que o teatro envolve um jogo que se utiliza do corpo como uma ferramenta para instituir a linguagem. A compreensão da ideia contida em um texto surge dessa manifestação do lúdico e instaura uma comunicação de múltiplos códigos, convocando linguagens visuais e linguagens sonoras. Nesse brincar, somos envolvidos na aprendizagem de uma maneira prazerosa, o que contribui para potencializar o desenvolvimento do imaginário. Por esse motivo, trouxemos para nossos alunos a peça teatral Os Saltimbancos, de Chico Buarque. Utilizando um vídeo da peça e o livro, introduzimos o texto para o conhecimento dos alunos. Após discutirmos o mesmo, analisamos e construímos em grupo a compreensão das ideias que o texto propõe, como os valores da amizade, da união e da esperança de uma vida melhor, e trouxemos para a vida cotidiana esses valores, construindo em grupo essa compreensão. Como nos foi proposto pela escola, que fizéssemos oficinas atrativas e convidativas para garantir a permanência dos alunos nas mesmas, consideramos esse texto bastante prazeroso. Rendeu belíssimos trabalhos, com produção em conjunto de cartazes, e também com textos de produção individual. Na sequência das oficinas, confeccionamos maquetes para serem apresentadas e apreciadas na mostra de trabalhos da escola, pela comunidade escolar, bem como pelas famílias dos alunos, que têm a escola aberta neste dia para prestigiar o evento. Utilizando materiais de reciclagem, tintas, massinhas de modelar e muita imaginação, os alunos construíram cidades com base no texto Saltimbancos, onde os personagens buscam uma cidade ideal para viver. Em tardes de muita diversão, criatividade e aprendizado, nossas oficinas foram um sucesso. Com exceção de apenas duas desistências ao longo do semestre, nossos alunos se mostraram participativos e atuaram com muito empenho em todos os trabalhos que propusemos. Em uma avaliação final do semestre, nos deram inúmeras sugestões para as próximas oficinas, mas pediram que as mantivéssemos com o formato atual. Esses encontros nos fizeram evoluir nas nossas práticas como iniciantes à docência e a participação nessas oficinas criou laços de afinidade com os alunos e também com a comunidade escolar, que se mostrou participativa em nossas atividades. Nesses momentos, tivemos a oportunidade de refletir sobre o nosso papel de professores como instigadores da criatividade e imaginação, bem como da importância do uso do lúdico na aprendizagem e para estimular o interesse à leitura.
Apontamentos
- Não há apontamentos.