OFICINA DE APRENDIZAGEM: DAS DIFICULDADES À LEITURA

CARINE DE CASTRO, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto 1 - Pedagogia, da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, oferece como uma das alternativas de ação, a prática em Oficinas de aprendizagem, realizadas durante o primeiro semestre do ano de 2015, na área da alfabetização, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, localizada no bairro Faxinal/Menino Deus, na cidade de Santa Cruz do Sul - RS. OBJETIVOS: As oficinas foram realizadas de forma lúdica, com o objetivo de promover o domínio da expressão oral e escrita no processo inicial de alfabetização, oferecendo atividades que qualificam o processo de leitura e escrita de maneira prazerosa. METODOLOGIA: Em um primeiro contato com as professoras das turmas que seriam contempladas com o programa PIBID, foram indicados os alunos que fariam parte das oficinas. As professoras dos 2° anos usaram como critério de escolha os alunos que estavam na fase pré-silábica, enquanto as professoras dos 3° anos, usando o mesmo critério, indicaram os alunos que estavam na fase silábico-alfabética. Depois de formado, o grupo de alunos passou a frequentar as oficinas. Ficou decidido que elas aconteceriam nas terças-feiras, durante a parte da manhã. Como início, foi realizada uma sondagem para conhecer em que nível da construção da escrita e da leitura os alunos estavam. Como atividades das oficinas, foram escolhidos jogos, músicas, brincadeiras, histórias, entre outras ações que têm tornado a prática da leitura e da escrita mais interessante para os alunos participantes. As atividades desenvolvidas permitiram produzir de forma divertida alfabetos móveis que, no final de cada oficina, os alunos puderam levar para casa o material construído. Como o grupo é pequeno, foi possível dispô-los em círculo, ou grupo único, para a realização das tarefas, sempre contando com a participação de todos, tanto para realizar as atividades, quanto para ajudar os colegas. Na maioria das vezes, as atividades eram lúdicas e isso facilitou o aproveitamento total do tempo em que estavam juntos. RESULTADOS: Conseguiu-se notar a diferença na escrita e na leitura das crianças participantes da oficina. O início da oficina foi complicado, porque havia muita troca de participantes, mas depois que o grupo permaneceu de forma mais regular, as ações realizadas foram de excelente qualidade, tanto para o processo de aprendizagem das crianças quanto para os profissionais da educação. CONCLUSÃO: A oficina de alfabetização é de suma importância no processo de aprendizagem das crianças, pois na sala de aula, muitas vezes, a professora titular não consegue dar atenção necessária para aqueles que possuem algum tipo de dificuldade. A criança com mais dificuldades precisa de um apoio maior e é nesse momento que o Subprojeto de Pedagogia faz a diferença, sendo a oficina de aprendizagem uma excelente alternativa.


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