OFICINAS DE APRENDIZAGEM: ALFABETIZANDO COM OS DINOSSAUROS.

ANA TAIS RABUSKE, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC possibilita uma prática docente em Oficinas de Aprendizagem que são realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann, localizada no município de Santa Cruz do Sul - RS, com crianças do 2° ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2015. OBJETIVOS: O principal objetivo é auxiliar as crianças, da respectiva turma, que apresentam dificuldades na alfabetização, a progredir no processo de aquisição da leitura e da escrita. Além disso, como bolsista, tem-se a oportunidade de desenvolver práticas docentes, relacionando as teorias e as metodologias aprendidas ao longo do curso de Pedagogia. METODOLOGIA: As oficinas são realizadas semanalmente, às terças pela manhã. De forma lúdica, utilizando jogos, histórias e brincadeiras, buscou-se desenvolver o domínio da expressão oral e escrita das crianças. Após identificar os níveis de leitura em que se encontravam, ou seja, 3 estão no nível pré-silábico e 1 no nível silábico, construiu-se um projeto sobre os Dinossauros, que partiu do interesse das mesmas. Com este projeto buscou-se propor atividades nas quais fosse possível para as crianças construir novas hipóteses acerca da leitura e da escrita. As atividades desenvolvidas durante as oficinas, com base no tema, foram as mais diversas, tais como comparação da palavra Dinossauro com o seu próprio nome, identificação das letras iguais, das vogais, das consoantes, das que se repetiam, tentando escrever outras palavras a partir dessas. Também foi desenvolvida uma pesquisa sobre o significado da palavra Dinossauro e o significado do nome de cada criança que participa das oficinas. Elas ficaram impressionadas ao saber que o nome de cada uma tem um significado. Além disso, já foi realizado um estudo sobre os dinossauros herbívoros, comparando o tamanho desses répteis, tendo a sala na qual acontecem as oficinas como referência, uma fita métrica e o próprio corpo. RESULTADOS: As crianças já demonstraram avanços, reconhecem um número maior de letras, tentam escrever palavras de acordo com suas hipóteses e demonstram bastante interesse no estudo sobre os Dinossauros. Desenvolveram também noção de espaço, além de demonstrar interesse em ajudar uns aos outros. Com este projeto está sendo criado cartazes sobre o tema em questão para a mostra científica que acontecerá na escola no mês de outubro/2015. E, para o encerramento do projeto, será apresentado um filme sobre a vida e as causas da extinção dos Dinossauros. CONCLUSÃO: As oficinas de aprendizagem possibilitam experiências que contribuem para a formação de pedagoga. Além disso, como bolsista, pode-se auxiliar a professora titular da turma no processo de alfabetização das crianças que apresentam dificuldades neste percurso. Acredita-se que, de forma lúdica e prazerosa, pode-se contribuir para o processo de alfabetização destas crianças, bem como possibilitar-lhes a aquisição de novos conhecimentos sobre o tema em questão e sobre outros também. Certamente, mais resultados aparecerão com o tempo e que o processo de alfabetização depende do ritmo de cada criança, por isso, buscou-se, desta forma, auxiliá-las neste processo, respeitando os ritmos de cada uma e celebrando seus progressos.

Palavras-chave: PIBID - Oficinas de aprendizagem - Alfabetização.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.