AÇÕES DISPOSITIVAS NA INTERLOCUÇÃO UNIVERSIDADE E ESPIRITUALIDADE

EDINEIA ANTONIA ZACHI, MARISTELA MEURER, EDUARDO STEINDORF SARAIVA, EDUARDO STEINDORF SARAIVA

Resumo


INTRODUÇÃO: A temática espiritualidade e religiosidade fazem parte da subjetividade de cada indivíduo, sendo que tais temas passaram a ganhar espaço importante para o debate na sociedade. Levando-se em consideração que essas instâncias contribuem para qualidade de vida das pessoas, é de grande importância dialogar sobre as vivências espirituais para que se possa compreender os sujeitos em sua complexidade e integralidade. Além disso, pode-se citar que as crenças religiosas/espirituais de cada sujeito constituem uma parte da cultura, pois os princípios utilizados nas crenças ajudam a dar forma aos julgamentos individuais e coletivos, assim como no processamento de determinadas informações, como, por exemplo, do que é considerado certo ou errado perante a sociedade. Lembrando que a espiritualidade não precisa estar necessariamente ligada a alguma religião, mas tem relação ao fato de acreditar na vida, por outro lado, a religiosidade atribuí qualidade do que é sagrado, por exemplo, a existência de um Deus. OBJETIVO: Buscar compreender a influência da espiritualidade/religiosidade nas variadas vivências e experiências de vida dos indivíduos, através de rodas de conversas com alunos do Ensino Médio de escolas situadas em Santa Cruz do Sul - RS, assim como com acadêmicos e público em geral por meio de eventos no qual abordam tais assuntos no âmbito da universidade. METODOLOGIA: Evento no qual se disponibilizou um espaço para discussões sobre a relação entre espiritualidade e sentindo de vida, assim como rodas de conversas em que se disponibilize de uma análise qualitativa não generalizável com pequenos grupos amostrais, principalmente de escolas. PRINCIPAIS RESULTADOS: As rodas de conversas proporcionam dialogar de um modo geral sobre o sentido de vida, através de atividades trazidas em forma de dispositivos dinâmicas e temáticas disparadoras possíveis para uma reflexão sobre a espiritualidade e religiosidade, assim como um amplo debate entre os alunos do Ensino Médio, sobre a diferença entre espiritualidade e religiosidade e certos preconceitos diante das crenças religiosas. O projeto terá continuidade até o fim deste ano, tendo um total de dez encontros com alunos do Ensino Médio e diferentes palestras para o público em geral do universo acadêmico. Por meio dos encontros já realizados, pode-se perceber que todos participantes do espaço de debate trazem questões como relatos de vida e espirituais, assim como assuntos que envolvem o sentido de vida e da morte, entre outros. CONCLUSÕES: Deve-se enfatizar que a conclusão é inicial, levando em conta que a análise de todo processo encontra-se em andamento, embora seja possível afirmar que o trabalho envolvendo a temática espiritualidade/religiosidade é de suma importância para se buscar compreender as diferentes vivências espirituais de cada sujeito e a complexidade que envolve tais instâncias.


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