INSPEÇÃO DA QUALIDADE EM PRODUTOS DE UMA EMPRESA DO RAMO DE EMBALAGENS INDUSTRIAIS
Resumo
Na área da qualidade, uma etapa importante é a inspeção final dos produtos. Através da aplicação da Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5426 (1985) é possível realizar tal processo. Características relacionadas à experiência pessoal do inspetor ou a sua especialidade técnica no processo de desenvolvimento podem afetar o resultado da inspeção (SANTOS E TRAVASSOS, 2010). Segundo Rodrigues (2008), a criação de códigos ou padrões para as falhas mais comuns, de um modo simples e resumido, é uma forma de evitar diferentes posicionamentos para os mesmos defeitos. Com este estudo, propõe-se uma padronização na inspeção e melhoria da qualidade dos produtos, gerando ao cliente uma maior satisfação e para a empresa uma melhor organização da qualidade e definição de seus próprios conceitos e valores. A NBR 5426 estabelece os planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos, a qual avalia uma característica da qualidade em uma unidade do produto, tal como em quilogramas, metros, metro por segundo, etc., em que cada medição é anotada (NBR 5426, 1985; PALADINI, 1995). Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo definir as classificações dos defeitos e não conformidades dos produtos, verificando se as amostras estão dentro ou fora do padrão, através da aplicação da NBR 5426, nos seguintes tipos de defeitos: crítico, grave ou tolerável. Também se almeja determinar os níveis de aceitação de diferentes clientes e seus conceitos para seus produtos personalizados. Os passos para atingir os objetivos tiveram início com levantamento de dados através de um questionário aplicado junto ao gerente da qualidade e um profissional do laboratório de inspeção, para conhecer o conceito da empresa e a forma de funcionamento da inspeção. A seguir, fez-se análise dos documentos, contratos e do nível de qualidade aceitável (NQA), definidos pelos diferentes clientes em comum acordo com a empresa. Dentre os resultados obtidos, observou-se a necessidade de elaboração de um catálogo personalizado para cada um dos principais clientes da empresa com suas definições e classificações da qualidade. Para a elaboração, levou-se em consideração a necessidade desta ferramenta ser de fácil leitura e interpretação. Os catálogos poderão ser individuais ou por ramos e segmentação de mercado, e todos deverão estar adequados aos procedimentos da norma e documentos de maneira correta. Os catálogos, depois de criados, devem ser constantemente aprimorados, visto que não é possível criar um modelo final, devido ao constante lançamento de produtos, que poderão gerar diferentes problemas e que deverão ser inclusos no catálogo respectivo. Por meio de um catálogo, a inspeção final torna-se sistêmica e autônoma, demandando menor tempo de execução, sendo realizadas apenas consultas rápidas e padronizadas ao catálogo proposto. A inspeção da qualidade junto aos conceitos da empresa e dos clientes proporciona um entendimento sobre a diversidade de caracterizações da palavra qualidade e posição perante situações similares.
Apontamentos
- Não há apontamentos.