LUDOPEDAGOGIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA RECONHECER AS PRINCIPAIS VIDRARIAS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA

ARLAN DOS SANTOS SIQUEIRA, JÉSSICA LUIZA UTSATZ, ANA LUCIA BECKER ROHLFES, NÁDIA DE MONTE ACCAR, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


A temática "vidrarias científicas e instrumentos laboratoriais" é de extrema importância e necessidade para os estudantes na disciplina de química, haja vista a manipulação em laboratório em qualquer nível de conhecimento, visando sempre à segurança, para que acidentes sejam evitados. Contudo, muitas vezes, os alunos são levados para um laboratório durante aulas de química, mas não conhecem as vidrarias, suas funções e como devem ser utilizadas, nem a existência de materiais e vidrarias específicas para preparo de soluções, reações químicas, entre outras atividades do químico, que já são conhecidas há mais de três séculos. Neste sentido, objetivou-se, por intermédio da estratégia empregada, acelerar o processo de memorização e reconhecimento do nome e da utilidade de uma série de 50 instrumentos e/ou vidrarias de laboratório, para que com o passar do tempo essas não sejam esquecidas. Para tanto, a metodologia escolhida foi uma aula expositiva e dialogada com auxílio de transparências, exibindo os referidos materiais, explicando sua utilidade e reconhecendo seus nomes, através de ilustrações e explicação oral e do emprego de apresentação em power point. Após esse momento, realizaram-se exercícios de fixação com as turmas de 8º ano e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário - (E.M.E.F. Santuário), para inferir sobre o grau de memorização aquele esse momento. Como o objetivo não foi atingido plenamente optou-se pela confecção de um jogo de memória, correlacionando o nome dos materiais a uma ilustração em forma de figura. Durante duas aulas, exercitou-se o jogo com toda a turma, para testar a capacidade mental que cada um apresentava na correlação nome-materiais. Com as descrições em posse de cada aluno projetou-se para a semana seguinte uma avaliação para verificar o domínio adquirido pelos estudantes sobre a temática desenvolvida, avaliação que apresentou uma variedade significativa de questões: desenhar, denominar, correlacionar, assinalar alternativa correta e também a descrição da função dos materiais de laboratório mais importantes, baseando-se no material impresso e ofertado a cada um dos estudantes. Ao se inferir o aproveitamento final dos estudantes, analisou-se o resultado obtido na avaliação aplicada, por meio do qual foi possível perceber um aproveitamento bastante significativo, pois todos os estudantes acertaram mais de 85% das questões aplicadas. Acredita-se que a técnica apresentou um resultado extremamente positivo como recurso didático, uma técnica complementar para o ensino desse conteúdo. Após a realização do trabalho, concluiu-se que a metodologia utilizada contribuiu para a memorização e conhecimento dos alunos, logo, os resultados obtidos foram satisfatórios.


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