FÍSICA E GEOGRAFIA: RELAÇÕES ENTRE A TERRA E OS OUTROS ASTROS
Resumo
Foi apresentada uma palestra sobre astronomia, com foco na interdisciplinaridade envolvendo assuntos de Física, de História e de Geografia, para duas turmas do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Willy Carlos Fröhlich (Polivalente), localizada no município de Santa Cruz do Sul, num total de cinquenta alunos e duas professoras. Esta atividade foi proposta na oficina de Física oferecida na Escola com a participação de dois bolsistas, e teve aceitação dos professores e supervisores, tendo sido possibilitada a participação de todos os alunos, independentemente de sua participação ou não na oficina. O objetivo da palestra foi mostrar as relações entre a passagem de tempo e as coordenadas geográficas em relação às coordenadas e movimentos dos corpos celestes, além de estimular a curiosidade científica dos alunos. Foram abordados temas interdisciplinares envolvendo Astronomia e a História Geral: a origem da astrologia e da astronomia e sua ligação com os fatos históricos; a importância da observação do céu pelas culturas antigas; a criação de calendários através da observação dos movimentos dos corpos celestes, onde pudessem determinar as épocas de plantio e colheita, bem como outras atividades do dia a dia. A origem das constelações e seus significados mitológicos dentro de diferentes culturas dando destaque as representações da cultura tupi-guarani; a diferença entre astrologia e astronomia, bem como a diferença das datas de permanência do Sol em cada constelação zodiacal. Dentro da interdisciplinaridade envolvendo a Astronomia e a Geografia, foram abordados conteúdos relacionando as coordenadas astronômicas e a as coordenadas geográficas, além do sistema de fuso horário. Dentre os temas tratados que envolveram conhecimentos puramente astronômicos foram tratados os sistemas de coordenadas azimutais e equatoriais, os movimentos aparentes da Esfera Celeste, classificação das constelações; deslocamento dos astros em diferentes latitudes da Terra; os círculos de perpétua aparição; as estações do ano e as constelações que as representam. Antes do encerramento da palestra, os alunos puderam questionar os palestrantes sobre temas diversos envolvendo a astronomia, dentre eles, pode-se destacar: como ocorrem os eclipses, energia e matéria escura, teoria da relatividade, evolução estelar. Foram utilizados para a palestra dois softwares, o Power Point da Microsoft para apresentação de slides e o planetário virtual Stellarium(software educacional livre de Fabien Chéreau). Após o término da palestra foi realizada pesquisa de opinião/avaliação com os alunos que participaram. Através do instrumento de avaliação, bem como pelo comportamento dos participantes, pode-se verificar uma grande aceitação da mesma. Os alunos questionaram sobre a possibilidade da realização de palestras sobre outros temas envolvendo a astronomia; a possibilidade de os palestrantes ajudarem na elaboração de um seminário sobre astronomia que pretendem realizar no final do ano, bem como a possibilidade da criação de uma oficina voltada especialmente para astronomia. Dois fatores que parecem ter contribuído para a aceitação do conteúdo apresentado foram: o fato do assunto ter conexão com o cotidiano dos alunos e a ausência de Matemática (matéria essa muito associada à Física no senso comum), o que facilitou para a compreensão dos conceitos abordados, mesmo por aqueles alunos que tenham dificuldades em resolução de problemas e situações que envolvam cálculos matem
Apontamentos
- Não há apontamentos.