SUBPROJETO DE INFORMÁTICA PIBID: FORMAÇÃO DE LICENCIADOS EM COMPUTAÇÃO

BRUNA TATIANE GORCK, JORDANA FERNANDES, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ, VIVIANE MULLER LAWISCH ALVES

Resumo


A atenção à formação de professores é fundamental, sendo assim, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), juntamente como Ministério da Educação (MEC), desenvolve o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID), que tem por finalidade o aperfeiçoamento da formação de professores para a Educação Básica. O programa concede bolsas a alunos de Licenciaturas participantes de projetos de Iniciação à Docência desenvolvidas por instituições de Educação Superior (IES), em parceria com as escolas de Educação Básica da rede pública de ensino (CAPES, 2015). Na Universidade de Santa Cruz do Sul, o Subprojeto de Informática é oferecido pelo curso de Licenciatura em Computação. Esse subprojeto propõe a atuação dos estudantes em doze escolas, junto aos Laboratórios de Informática, Robótica ou em espaços que utilizem computadores e suas tecnologias. Como forma de organização propõem doze horas semanais de atuação para seus bolsistas. As doze horas contemplam reuniões semanais na Universidade, atividades realizadas nas escolas e estudos dirigidos. Especificamente na Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann são realizadas monitorias com as turmas de terceiros anos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, empregando jogos educacionais voltados para o aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática, também no turno da noite são realizadas monitorias com turmas do Ensino Médio, que frequentam o laboratório de Informática, desta maneira, os alunos têm apoio de um bolsista na realização de pesquisa, formatação de texto e manuseio correto da ferramenta computacional, isto abrange a parte do software e hardware. É necessário salientar que jogos educacionais online auxiliam no desenvolvimento do pensamento lógico, do raciocino, incentivam a coordenação de ações e as relações mentais fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento. São utilizados o sistema operacional Linux e jogos educacionais online, previamente selecionados como forma de organização didática. Aos alunos dos terceiros anos também forma apresentadas as principais partes do computador e suas funções, o uso correto do teclado, a forma correta para digitação de textos, e aos demais alunos que utilizam o laboratório, a principal orientação é a busca por sites confiáveis e educacionais, que forneçam conteúdo de qualidade ao aluno. Conclui-se que as ações desenvolvidas oportunizam aprendizagem, mas a falta de condições físicas adequadas, manutenção dos equipamentos e softwares inviabiliza aprofundamento de conteúdos e dificulta o atendimento aos alunos durante as monitorias no laboratório de informática.


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