UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO A CRIANÇAS COM DISLEXIA UTILIZANDO DISPOSITIVOS COM SISTEMA OPERACIONAL ANDROID

Autores

  • ROLF FREDI MOLZ UNISC
  • CASSIO ANGELO CARLIN UNISC

Resumo

Durante muitos anos, as crianças que não conseguiam acompanhar o desempenho escolar de seus colegas sofreram com o preconceito e a rejeição, sendo tachadas de burras, preguiçosas e desatentas. Hoje, devido a diversos estudos e trabalhos, sabe-se que grande parte dessas crianças sofria de algum transtorno de aprendizagem. O mais incidente deles é a dislexia, um distúrbio que prejudica principalmente a habilidade de leitura e escrita dos indivíduos e, que de acordo com as pesquisas mais recentes, atinge aproximadamente 17% da população mundial. Com o avanço da tecnologia, pode-se verificar o que realmente acontece no cérebro de uma criança disléxica e, a partir dessas informações, traçar estratégias para aplicação de um tratamento correto nos indivíduos. Alguns trabalhos desenvolvidos com grupos de crianças disléxicas trouxeram resultados satisfatórios e comprovados depois da aplicação de um programa de remediação fonológica, composto por diversas estratégias de aprendizagem. As regiões do cérebro responsáveis pela identificação dos fonemas e grafemas, que eram pouco ativadas em quem possuía o distúrbio, começaram a aumentar, gradativamente, sua atividade. O objetivo desta pesquisa é estudar as técnicas de aprendizagem utilizadas no tratamento dos distúrbios da fala e da escrita e desenvolver uma ferramenta de apoio para crianças disléxicas, que utilize estas técnicas no desenvolvimento de um programa de remediação fonológica que poderá ser aplicado fora do ambiente escolar. A ferramenta será disponibilizada para o sistema operacional Android, que é a plataforma mobile mais utilizada no mundo e com uma versão na língua portuguesa, que é uma característica importante em aplicativos educacionais. Além disso, deve ser uma ferramenta que desperte o interesse da criança, para que ela possa realmente gostar de exercitar sua linguagem e que possa estar ciente que está melhorando seu desempenho. Utilizando o aplicativo dentro de sua própria casa o indivíduo fica longe da vergonha e da pressão dos outros colegas, podendo, assim, realizar as tarefas no tempo que julgar necessário, repeti-las quantas vezes desejar e escolher os melhores horários para focar sua atenção. Além do estudo das técnicas de aprendizagem utilizadas no tratamento da dislexia, também será realizado um estudo sobre o desenvolvimento de aplicações para o sistema operacional Android, contemplando sua estrutura, o ciclo de vida das aplicações, a linguagem de programação Java e o ambiente de desenvolvimento integrado Eclipse, recomendado pela Google. Durante a pesquisa foram estudados alguns aplicativos semelhantes existentes no mercado, sendo feita a comparação entre as funcionalidades e características de cada um deles. Também foi realizada uma pesquisa visando encontrar trabalhos que comprovassem a eficácia ou que demonstrassem os resultados destes aplicativos, mas não foi encontrado nenhum trabalho que comprovasse a eficácia deles no tratamento contra a dislexia. E esse é um dos diferenciais desta pesquisa, pois terá como base um trabalho realizado por duas fonoaudiólogas e publicado na Pró-Fono Revista de Atualização Científica, onde foi aplicada uma atividade de remediação fonológica em um grupo de pessoas que, comprovadamente, resultou em uma melhora significativa dos indivíduos disléxicos.

Biografia do Autor

  • ROLF FREDI MOLZ, UNISC
    UNISC
  • CASSIO ANGELO CARLIN, UNISC
    UNISC

Publicado

2015-10-21

Edição

Seção

Ciências Exatas da Terra e Engenharias