UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO A CRIANÇAS COM DISLEXIA UTILIZANDO DISPOSITIVOS COM SISTEMA OPERACIONAL ANDROID

ROLF FREDI MOLZ, CASSIO ANGELO CARLIN

Resumo


Durante muitos anos, as crianças que não conseguiam acompanhar o desempenho escolar de seus colegas sofreram com o preconceito e a rejeição, sendo tachadas de burras, preguiçosas e desatentas. Hoje, devido a diversos estudos e trabalhos, sabe-se que grande parte dessas crianças sofria de algum transtorno de aprendizagem. O mais incidente deles é a dislexia, um distúrbio que prejudica principalmente a habilidade de leitura e escrita dos indivíduos e, que de acordo com as pesquisas mais recentes, atinge aproximadamente 17% da população mundial. Com o avanço da tecnologia, pode-se verificar o que realmente acontece no cérebro de uma criança disléxica e, a partir dessas informações, traçar estratégias para aplicação de um tratamento correto nos indivíduos. Alguns trabalhos desenvolvidos com grupos de crianças disléxicas trouxeram resultados satisfatórios e comprovados depois da aplicação de um programa de remediação fonológica, composto por diversas estratégias de aprendizagem. As regiões do cérebro responsáveis pela identificação dos fonemas e grafemas, que eram pouco ativadas em quem possuía o distúrbio, começaram a aumentar, gradativamente, sua atividade. O objetivo desta pesquisa é estudar as técnicas de aprendizagem utilizadas no tratamento dos distúrbios da fala e da escrita e desenvolver uma ferramenta de apoio para crianças disléxicas, que utilize estas técnicas no desenvolvimento de um programa de remediação fonológica que poderá ser aplicado fora do ambiente escolar. A ferramenta será disponibilizada para o sistema operacional Android, que é a plataforma mobile mais utilizada no mundo e com uma versão na língua portuguesa, que é uma característica importante em aplicativos educacionais. Além disso, deve ser uma ferramenta que desperte o interesse da criança, para que ela possa realmente gostar de exercitar sua linguagem e que possa estar ciente que está melhorando seu desempenho. Utilizando o aplicativo dentro de sua própria casa o indivíduo fica longe da vergonha e da pressão dos outros colegas, podendo, assim, realizar as tarefas no tempo que julgar necessário, repeti-las quantas vezes desejar e escolher os melhores horários para focar sua atenção. Além do estudo das técnicas de aprendizagem utilizadas no tratamento da dislexia, também será realizado um estudo sobre o desenvolvimento de aplicações para o sistema operacional Android, contemplando sua estrutura, o ciclo de vida das aplicações, a linguagem de programação Java e o ambiente de desenvolvimento integrado Eclipse, recomendado pela Google. Durante a pesquisa foram estudados alguns aplicativos semelhantes existentes no mercado, sendo feita a comparação entre as funcionalidades e características de cada um deles. Também foi realizada uma pesquisa visando encontrar trabalhos que comprovassem a eficácia ou que demonstrassem os resultados destes aplicativos, mas não foi encontrado nenhum trabalho que comprovasse a eficácia deles no tratamento contra a dislexia. E esse é um dos diferenciais desta pesquisa, pois terá como base um trabalho realizado por duas fonoaudiólogas e publicado na Pró-Fono Revista de Atualização Científica, onde foi aplicada uma atividade de remediação fonológica em um grupo de pessoas que, comprovadamente, resultou em uma melhora significativa dos indivíduos disléxicos.


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