VALIDAÇÃO DO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO UTILIZADO PELA EQUIPE BAJA DE GALPÃO

ANDERSON SAMUEL HUBNER, CASSIANO SCISLEWSKI TWORKOWSKI, LUCAS BAVARESCO MARION, ROGER RICARDO RACHOR, FERNANDO SANSONE DE CARVALHO, FERNANDO SANSONE DE CARVALHO

Resumo


O projeto Baja SAE (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade) é uma competição que desafia diversos estudantes de engenharia a projetar e construir um veículo do tipo baja, colocando em prática o aprendizado em sala de aula. A Universidade de Santa Cruz do Sul é representada pela Equipe Baja de Galpão nas competições realizadas pela SAE Brasil. A Equipe está entre as 20 melhores do Brasil, e para que isso ocorresse ela teve que evoluir muito buscando novos apelos tecnológicos na parte de softwares buscando a melhoria dos componentes do veículo. Como parte do desenvolvimento do projeto deste veículo são dimensionadas grande parte das peças e demais componentes do mesmo. As peças chaves e componentes são simuladas no software Solidwork com o aplicativo Simulation o software possui plataformasCAE (Computer Aided Engineering) e CAD (Computer Aided Design), para realizar a simulação é utilizado plataforma CAE através do método dos elementos finitos, que é uma análise numérica que consiste na discretização de um meio continuo em elementos pequenos, e mantém as propriedades originais do seu meio. Através da simulação CAE de esforços sobre a peça é feito a otimização desta, verificando como ela se comporta nas condições imposta. Para garantir a máxima confiabilidade do software utilizado na simulação, eximindo a necessidade de fazer uma validação com todas as peças projetadas, foi optado por validar o software utilizado. Para realizar a validação foi usou-se a norma de ensaios ASTM D790 pela qual foi utilizado 4 corpos de prova do tipo barra chata de aço SAE 1020 com 30mm de largura e 150mm de comprimento. Os corpos foram posicionados em um suporte de flexão com espaçamento dos apoios de 100 mm e foi aplicada uma força através da máquina EMIC DL30000N até romper o limite de escoamento do material, obtendo-se os dados de força máxima e deslocamento da barra chata. Feito o ensaio prático, a peça foi simulada no software, utilizando as mesmas condições de contorno (restrições, cargas externas) do teste prático, já o comportamento estrutural foi adotado como corpo sólido. Para maior precisão nos resultados do ensaio virtual foi feito convergência de malha que consiste em fazer diversos ensaios virtuais refinando a malha até os valores de tensão ficarem lineares. Após obter os resultados da simulação e ensaio de flexão, calculou-se através de uma tabela em Excel os valores de tensão de flexão, elasticidade, deformação e força máxima aplicada nos corpos de prova utilizados. A avaliação dos valores obtidos nos ensaio prático, virtual e calculado pode ser realizada baseando-se no conceito de resistência especifica através do livro de ASKELAND, Donald R.. Todos os resultados obtidos foram registrados em tabela no software Excel, assim comparando os mesmos e obtendo o percentual de erro que existe do software Solidworks para os resultados empíricos.


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