USO DE MATERIAL AUDIOVISUAL PARA A EDUCAÇÃO E AUTOMANEJO DOS PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

JANAINA SCHAFER, LISIANE LISBOA CARVALHO, ISABEL POMMEREHN VITIELLO, ANDREA LUCIA GONÇALVES DA SILVA

Resumo


A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é considerada uma enfermidade de alta morbidade e mortalidade, apesar de ser prevenível e tratável. Caracteriza-se pela limitação do fluxo aéreo, resultante de uma resposta inflamatória anormal de partículas inaláveis e associado à comorbidades, não reversível ou parcialmente reversível, que se manifesta através de diversos sintomas, entre os quais se destacam a dispneia e a limitação da capacidade de realizar atividades físicas. Além disso, problemas emocionais como depressão, ansiedade e isolamento social também são observados. A deterioração gradual típica da doença pode ser entremeada por períodos de piora aguda dos sintomas de dispneia, tosse, sibilância, produção de secreção e infecções respiratórias de repetição. As crises de exacerbações têm mostrado ser dramaticamente prejudicial à sensação de bem-estar em pacientes com DPOC, impactando na sua qualidade de vida. O objetivo foi avaliar o impacto de um material educativo audiovisual sobre o conhecimento e automanejo da doença em portadores de DPOC. Estudo de delineamento quase-experimental e amostragem de conveniência foi composto por 42 portadores de DPOC do programa de Reabilitação Pulmonar (RP), com doença avançada, idade adulta, de ambos os gêneros e baixa escolaridade. Todos os sujeitos foram submetidos à aplicação de um questionário específico pré e pós-sessões de educação com material audiovisual, para avaliar o seu conhecimento adquirido sobre a DPOC. A sessão de educação para a DPOC, com duração de 7 minutos, foi realizada com a utilização de um material audiovisual sobre DPOC, contendo os seguintes conteúdos: definição da DPOC, fatores de risco, características clínicas, sintomas, formas de tratamento da doença, exercícios físicos e exacerbação da doença. Resultados positivos foram obtidos nos temas: doenças que compreendem a DPOC e suas consequências, primeiro sintoma identificado quando a doença está agravada e prática de exercício físico. Quanto ao segundo e terceiro sintomas observou-se que a sessão de educação não aperfeiçoou este aprendizado, assim como a tomada de decisão frente ao agravamento da DPOC. Para este estudo, os portadores de DPOC têm razoável conhecimento sobre a doença, suas implicações e sintomatologia. Aspectos importantes devem ser enfatizados como: identificação da exacerbação da DPOC; tomadas de decisão frente à exacerbação. A participação destes sujeitos nos Programas de Reabilitação Pulmonar, quando bem estruturados, organizados e direcionados, pode ser capaz de educar o portador de DPOC através da sua vivência pessoal. Este estudo pode contribuir para a discussão sobre o que oferecer para os pacientes com DPOC que participam de forma continuada nos programas de RP.


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