ENTRE OS GRAMADOS E AS TELAS: CINEMA E FUTEBOL NO BRASIL

DANIEL MACHADO DA SILVA, FABIANA QUATRIN PICCININ

Resumo


O presente artigo vincula-se ao grupo de pesquisa "Narrativas Audiovisuais Reconfiguradas", coordenado pela Prof.ª Dra. Fabiana Quatrin Piccinin, que tem como objetivo estudar as transformações e complexidades apresentadas pelas narrativas midiáticas audiovisuais a partir do cenário de grande imersão tecnológica experenciado na contemporaneidade. Neste projeto, a investigação está voltada para as narrativas no cinema sobre o futebol brasileiro. Ou seja, propõem-se uma reflexão sobre como tanto o futebol quanto o cinema, ao longo de suas trajetórias, percorreram caminhos muito semelhantes até alcançarem o status de entretenimento por grande parte da população no século XXI. Em meados do fim do século XIX, o futebol e cinema chegaram ao Brasil, destinados da Europa, como atividades da elite. Porém, com o passar dos anos, as duas formas de entretenimento atraíram a população brasileira, popularizando-se. E, na década de 1910, o futebol já estava espalhado de norte a sul do país, enquanto, no mesmo período, o cinema produziu centenas de filmes por ano, com um público sempre crescente. Apesar dos primeiros clubes de futebol no Brasil imporem critério de cor e classe para contratação, nas periferias o esporte era praticado pela camada popular não elitizada, por pretos, mulatos e brancos pobres. Então, a partir da década de 1920, a tradição elitista e excludente começa a perder força, tornando a atividade popular e alcançando nos anos noventa o índice de setenta por cento da preferência nacional (IBOPE, 1996), instituindo o futebol como forte imagem da cultura brasileira. Por sua vez, o cinema se populariza nessa época devido à retratação de temas da cultura popular nas telas. Assim, a partir de 1930, o Brasil se esforça para desenvolver um futebol e cinema com características próprias, inclusive com leis federais que regulamentaram as atividades. Além das semelhanças históricas, há também semelhanças técnicas como, por exemplo, a intensa emoção presente em ambos; a apreensão ao assistir um jogo importante ou um filme de suspense/terror; tanto o cinema quanto o futebol utilizam seus astros para estrelarem campanhas publicitárias e os dois envolvem multidões. Para observar as relações estabelecidas sobre ambos dentro da cultura nacional, busca-se nesse trabalho, enquanto estratégias metodológicas, a observação de filmes brasileiros de grande popularidade que retratem ao longo do século XX a história do futebol brasileiro. Para tanto, a pesquisa está mapeando filmes com esta natureza para, dentro do espectro disponível, concluir um recorte das produções mais expressivas com as quais se objetiva empreender a análise. Pretende-se, a partir da amostragem, analisar os filmes observando como a narrativa sobre o futebol estabelece pontes sobre as próprias características do cinema em cada época.


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