REVISTA REFLEXÃO E AÇÃO: EM BUSCA DE QUALIFICAÇÃO E CONHECIMENTO
Resumo
Apresento, com este trabalho, as atividades que vêm sendo realizadas na Revista Reflexão e Ação (qualis B2), destacando como as experiências vivenciadas, como editora-bolsista de layout, são importantes para a vida acadêmica. O periódico é publicação semestral do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Desde sua primeira edição, em 1992, até 2006 circulou com versões impressas. A partir de 2007 passou a ser, exclusivamente, online. Além de disponibilizar seu conteúdo em um portal de revistas eletrônicas de acesso livre, possui em sua página na internet fluxo contínuo de recebimento de artigos, resenhas e relatos de experiência. Atualmente, tem como editores gerentes a professora Ieda de Camargo e o professor Felipe Gustsack. Também conta com a colaboração de diversos profissionais da área da educação, incluindo profissionais de outros países, como membros do comitê científico e avaliadores ah doc. Suas edições visam problematizar, através de números temáticos, discussões relevantes para o contexto educacional, procurando abordar e debater diferentes perspectivas que possam contribuir com a comunidade científica. No momento, duas edições por ano são publicadas, contudo já existem projetos para publicar quatro edições, no caso, duas edições por semestre. No mesmo sentido, são pensadas propostas para melhorar a qualidade, os indexadores, a vinculação e a divulgação do periódico. A disponibilização das edições impressas em formato digital, o que facilitará o acesso às edições mais antigas, é um dos projetos que está sendo discutido. Concorrer a editais que visem fomentar os periódicos também está entre uma das maneiras de qualificar a revista. Recentemente, no primeiro semestre de 2013, fomos contemplados com o Edital ANPEd - nº. 01/2013, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, que financiará uma edição impressa. Encaminhamos como proposta a edição "Educação Indígena e Afrodescendente: Políticas e práticas", que apresenta e discute a temática da educação indígena e afrodescendente, a legislação, políticas de formação docente, práticas e desafios de implementação das leis 10639/03 e 11.645/08. Enfim, esses são alguns exemplos das atividades desenvolvidas na Revista Reflexão e Ação. Atuar como editora de layout possibilita, além do contato com pesquisas científicas, a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e vivenciar experiências enriquecedoras. Como futura educadora, em pleno processo de formação acadêmica, todas essas experiências e todos os desafios desse percurso em busca, não só de qualificação, mas também de reconhecimento, contribuem e levam a questionamentos também em relação à docência e às práticas pedagógicas de modo geral.
Apontamentos
- Não há apontamentos.