UM ESTUDO SOBRE ESCOLAS MULTISSERIADAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

ALESSANDRA CORBELLINI, IEDA MARIA GIONGO, MARLI TERESINHA QUARTIERI

Resumo


Entende-se por "escolas multisseriadas" uma forma de organização de ensino na qual o professor trabalha na mesma sala de aula com alunos de diferentes idades e níveis educacionais. Visto que o Brasil ainda apresenta um número significante de escolas multisseriadas, desenvolvemos este estudo como uma das ações da pesquisa intitulada "Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior", que esta sendo desenvolvida no Centro Universitário Univates. O objetivo desta ação é destacar algumas características presentes nos estudos oriundos de dissertações de mestrado e teses brasileiras que abordam o tema "escolas multisseriadas", em particular em relação à educação matemática, no que tange ao ensino da geometria, em comparação com falas de professores das comunidades rurais do município de Teutônia/Westfália, que ministram aula em escolas que apresentam este sistema. Este estudo utilizou como material de pesquisa teses e dissertações disponibilizadas no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que abordam o tema, nos quais foram analisados: objetivos, metodologia, referencial teórico e resultados. Além disso, foram realizadas entrevistas com cinco professores de escolas multisseriadas, com o intuito de verificar as concepções destes docentes em relação à esta forma de organização, bem como vantagens e desvantagens deste sistema escolar. Os estudos teóricos foram comparados e analisados com os resultados oriundos das entrevistas efetivadas, onde percebeu-se que: (1) o interesse dos pesquisadores pela temática "escolas multisseriadas" vem, ao longo dos anos, aumentando, uma vez que, no decorrer da última década, o número de teses e dissertações aumentou; (2) de acordo com os escritos nos trabalhos analisados e os professores entrevistados das escolas multisseriadas, existem convergências e divergências em relação aos processos de ensino e de aprendizagem. Muitos dos investigadores, nas suas teses e dissertações, concluíram que o ensino em escolas multisseriadas fica prejudicado devido a esse método utilizado, pois há várias turmas em uma mesma sala e, consequentemente, vários níveis de conhecimento. Já outros autores defendem esse sistema, justificando que ele propicia uma maior interação entre os alunos, ou seja, além da leitura, da escrita e dos demais conhecimentos, os educandos desenvolvem o espírito de respeito e convivência em grupo; (3) as escolas multisseriadas situam-se nas zonas rurais de cidades localizadas, em sua maioria, no interior dos estados; (4) quanto aos conteúdos matemáticos, os professores comentam que a maior atenção é dada aos cálculos, deixando-se a geometria para o final do ano; (5) nas escolas multisseriadas, muitas vezes, não há recursos para materiais didáticos e existe falta de funcionários, deixando para o professor tarefas como merenda e limpeza. Cabe comentar que escolas com este método de ensino ainda têm assumido responsabilidade quanto à iniciação escolar de muitos alunos, tendo um papel de importância social e política nas áreas em que se situam.


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