O USO DA GESTÃO POR PROCESSOS BASEADOS EM UMA ABORDAGEM SISTÊMICA NO GERENCIAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES
Resumo
O uso da Gestão por processos baseado em uma abordagem sistêmica no gerenciamento das organizações tem como propósito a percepção das organizações de uma forma mais abrangente, integrando as diversas atividades por meio da verificação de horizontalidade da visão de satisfação dos clientes. Mas esta percepção não é simples de alcançar. Na era da globalização e da competitividade as empresas necessitam visualizar seus processos de forma global e integrada, tendo como foco a otimização para redução de custos e a melhora de sua qualidade. Com o uso da gestão por processos, que determina um conjunto de metodologias e práticas com um novo modelo de gestão, o processo pode ser potencializado, visto que a gestão por processos trabalha com foco no alcance de melhorias na qualidade do desempenho dos processos, considerando que essa melhoria pode tornar-se um diferencial competitivo para a organização. Assim, com vista à gestão por processo, foi realizada uma pesquisa no monitoramento de indicadores de desempenho em uma empresa fabricante de brinquedos para crianças, de médio porte, situada no Vale do Rio Pardo, na cidade de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A medição de desempenho serve como meio de quantificar a eficiência e a eficácia do processo, deve ser bem definido o que medir e contemplar dimensões além do custo e da produtividade. As medições precisam ser derivadas da estratégia da organização, contemplando desde os principais processos até os resultados, com uso de sistemas de medição sistemáticos e eficientes que contribuam para o planejamento e a gestão do negócio. Foram avaliados os indicadores utilizados pela organização nas seguintes dimensões: produtos, processos principais, processos de apoio, aprendizagem e crescimento, clientes, estratégia e planos, com objetivo de permear a visão da gestão por processos. A partir da tabulação dos resultados foi possível perceber o entendimento dos agentes do processo estudado em relação ao negócio, missão, visão e valores organizacionais, assim como estabelecer, dentre os indicadores medidos, quais são os ativos, os inativos e os ausentes. O estudo oportunizou identificar que são divulgados e acompanhados os objetivos da organização, onde, através do comprometimento e da disciplina, são sugeridas ideias de melhoria para contribuir com missão, visão e valores que estão plenamente divulgados entre os colaboradores. Ao final, os resultados desta pesquisa mostraram pontos importantes percebidos pela organização na elaboração e implantação dos seus indicadores de performance ou desempenho.
Apontamentos
- Não há apontamentos.