EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAS DE VIDA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA

ALANA FRANCISCHETT PITOL, ADEMIR PERANZONI, MARLI TERESINHA QUARTIERI, MÁRCIA JUSSARA HEPP EHFELDT, IEDA MARIA GIONGO

Resumo


Este trabalho apresenta algumas ações da investigação intitulada "Estratégias Metodológicas Visando a Inovação e Reorganização Curricular do Campo da Educação Matemática do Ensino Fundamental", em andamento na Univates, vinculado ao programa Observatório da Educação, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este programa tem, entre seus objetivos, fomentar a produção acadêmica e a formação de recursos humanos em educação em todos os níveis de ensino. Por conta disso, na investigação em questão, uma das ações prevê o estudo sistemático, junto a professores de seis escolas de educação básica do Vale do Taquari, de três tendências da educação matemática: etnomatemática, modelagem matemática e investigação matemática. Tendo como referencial teórico o campo da etnomatemática, serão aqui examinados os jogos de linguagem matemáticos que emergem das praticas laborais de dois engenheiros civis e de um comerciante e suas semelhanças de família com aqueles usualmente presentes na matemática escolar. A opção pela analise de tais jogos está sustentada por dois motivos. O primeiro diz respeito ao fato de que alguns estudos provenientes da etnomatemática têm problematizado como indivíduos pertencentes às distintas formas de vida operam com conceitos vinculados à disciplina Matemática, destacando, assim, seus modos particulares de contar, medir e fazer inferências. O segundo evidencia a necessidade da bolsista de Iniciação Científica examinar jogos de linguagem matemáticos em algumas formas de vida para, a seguir, atuar em cursos de formação continuada junto aos professores da Escola Básica. Assim, entrevistou-se, por meio de um questionário composto por oito perguntas, o coordenador de curso de Engenharia Civil da Univates, um engenheiro que trabalha na área de execução de projetos estruturais e um comerciante que acumula a função de pintor. O primeiro profissional foi entrevistado em seu local de trabalho e aos demais enviou-se o questionário por e-mail. A análise do referido material, imbricada com o referencial teórico escolhido para sustentar a investigação permitiu a emergência de três resultados: (a) em suas práticas laborais, os entrevistados fazem uso de arredondamentos, em especial no que concerne aos cálculos de áreas e de estruturas; (b) os jogos de linguagem matemáticos que emergem da forma de vida do comerciante apresentam forte semelhança de família com aqueles gestados na matemática escolar; (c) os engenheiros entrevistados atribuem importância ao uso de softwares em suas práticas laborais. Espera-se que estes resultados sejam disponibilizados aos professores para que estes investiguem os jogos de linguagem matemáticos vinculados à forma de vida de seus estudantes.


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