RELAÇÃO ENTRE OS DESCRITORES DA PROVA BRASIL E A ANÁLISE DE ATIVIDADES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 5º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

NICOLE CATARINA MAZOCCO BUSNELLO, FERNANDA ELOISA SCHMITT, IEDA MARIA GIONGO, MÁRCIA JUSSARA HEPP EHFELDT, MARLI TERESINHA QUARTIETI

Resumo


Com o foco geral na investigação de estratégias metodológicas que possam proporcionar inovação e reorganização curricular na disciplina de Matemática no âmbito do Ensino Fundamental, em relação ao 5º e 9º ano, este trabalho apresenta uma das ações inicias da pesquisa que visa ao estudo de três tendências: modelagem matemática, etnomatemática e investigação matemática. Esta pesquisa intitulada "Estratégias Metodológicas visando à Inovação e Reorganização curricular no campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental", está sendo desenvolvida no Centro Universitário Univates, conta com apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), pelo edital do Observatório da Educação - 2012, e está sendo desenvolvida em parceria com seis escolas públicas de Educação Básica do Vale do Taquari, RS. A escolha de tais escolas deu-se como consequência da diferença entre suas notas no Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em relação aos níveis de escolaridade já citados. Além disso, conta em sua formação com três professoras de Matemática da Instituição, três mestrandos do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas - e seis bolsistas de graduação. Uma das atividades desenvolvidas pela equipe da pesquisa foi a análise dos exercícios dos livros didáticos utilizados pelos professores de Matemática do 5º ano das escolas parceiras, com o objetivo de averiguar se os livros englobam atividades semelhantes às da Prova Brasil e, por conseguinte, se os estes preparam os alunos para a referida avaliação. Portanto, o objetivo desta comunicação é socializar os resultados desta análise. Os exercícios foram classificados de acordo com os temas: espaço e forma; grandezas e medidas; números e operações/álgebra e funções; tratamento da informação, oriundos da matriz curricular da Prova Brasil. Em seguida, verificamos quantos exercícios de múltipla escolha assemelhados aos encontrados na Prova Brasil se encontravam nos livros. A análise em torno dos temas e seus descritores levaram em conta a descrição do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), que propõe a ideia de que os descritores que fragmentam os temas traduzem as competências e habilidades que se espera dos alunos e constituem a referência para a seleção dos itens que devem compor a prova de avaliação. Este estudo possibilitou perceber uma significativa discrepância entre o número de exercícios de cada tema que englobam a Prova Brasil. As questões encontradas em menor número são aquelas relacionadas aos temas que englobam assuntos referentes à Geometria. Entretanto, esse dado não é condizente com as questões da Prova Brasil, uma vez que, nesta avaliação, dois dos quatro temas propostos são relacionados à Geometria. Em relação às questões, pode-se inferir que os livros trazem atividades semelhantes com esta avaliação. No entanto, as atividades neles propostas, em sua maioria, não contêm questões objetivas, enquanto que na referida Prova todas são de múltipla escolha. O resultado dessa análise tem levado o grupo de pesquisadores a problematizar porquê, se nos livros utilizados pelos professores há a existência de questões semelhantes às exploradas na Prova Brasil, o desempenho dos alunos ainda é considerado baixo.


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