ATIVIDADES DE BOLSISTA DO PIBIC ENSINO MÉDIO (CNPQ) NO PROJETO IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL

GUSTAVO LUIS SCHUSTER, MARCIA ELENA JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Este resumo é referente às atividades realizadas pelo aluno bolsista do PIBIC Ensino Médio junto ao projeto intitulado "Importância da Tecnologia Computacional para a Assistência Social", que trabalha em parceria com o Projeto de Extensão "Unisc-Inclusão Digital", na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Ambos atendem à Lei de Tipificação Nacional de Serviços Sócio Assistenciais. A bolsa é mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visa oportunizar experiências aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas que desejam adquirir iniciação na área de pesquisa científica. A metodologia e as formas como as atividades seriam realizadas foram apresentadas aos alunos bolsistas no início do projeto pela professora orientadora e são continuamente reforçadas com a participação dos demais bolsistas pesquisadores. Até o momento, várias atividades já foram desenvolvidas e obtiveram sucesso, como: desenvolvimento do curriculo Lattes e a participação em oficina de Programação de Controladores Arduino, na qual foi abordada a linguagem de programação "C". A oficina foi ministrada por um dos bolsistas pesquisadores e também foi aberta à comunidade. Foi possível atuar no auxílio de um dos bolsistas de extensão em uma das oficinas sobre Informática Básica, a qual também aberta ao público e aos integrantes do Abrigo Municipal de Santa Cruz do Sul. Esta oficina enfatizou conceitos básicos sobre como usar um computador pessoal. Ao final das oficinas foram aplicados questionários com o objetivo de conhecer o quão familiarizada com o conteúdo ficou a população atendida. Para que tudo ocorra de forma organizada, são realizados dois encontros semanais entre os membros dos projetos de pesquisa e extensão. Um encontro consiste na reunião de todos os alunos participantes do projeto de extensão para projetar atividades e para avaliar o andamento, bem como para elaboração de fundamentação teórica, resumos e relatos. O outro encontro tem como objetivo focar no desenvolvimento dos projetos individualmente. Até o momento, foram lidos livros, artigos e, inclusive, trabalhos de conclusõe sobre Neurociência e as tecnlogias computacionais que podem contribuir com as atividades dos projetos, especialmente, sobre como os beneficiários aprendem usando computadores e suas tecnologias. Também foi sugerido pela professora orientadora que se desenvolvesse algum conhecimento em Metodologia de Pesquisa, para o qual foi lido um livro sobre os Métodos e Técnicas de Pesquisa. Conclui-se que as atividades dos projetos são de grande importância para a universidade, para a comunidade e para que o aluno de Ensino Médio tenha a experiência de como acontece a pesquisa e a extensão universitária.


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