MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA A UMA MEDIÇÃO DE ÁREA DE UM TERRENO

JOESER GUIMARÃES, CLAUS HAETINGER, ITALO GABRIEL NEIDE, MARIA MADALENA DULLIUS, MÁRCIA JUSSARA HEPP EHFELDT, WOLMIR JOSÉ B CKEL

Resumo


A pesquisa intitulada "Metodologias para o Ensino de Ciências Exatas" está sendo desenvolvida pelo Centro Universitário Univates e tem por objetivo explorar diferentes Metodologias que possam auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências Exatas. Uma dessas metodologias refere-se à modelagem matemática. Entende-se que esta pode ultrapassar as fronteiras quotidianas escolares, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Assim, busca-se situações-problema que possam auxiliar o aprendizado dos conteúdos abordados à luz da teoria da aprendizagem significativa. O caso aqui proposto é a descrição parcial de uma certidão de um imóvel, cuja superfície mede 377,33 m², de forma irregular, sem benfeitorias, localizado na rua A, esquina com a rua B, no Bairro Canabarro em Teutônia, com as seguintes confrontações: pela frente, ao Oeste, com largura de 24,10 m, com a Rua A; seguindo no sentido anti-horário, encontra com ângulo de 63º; segue em direção Leste, com profundidade de 26,05 m, com a Rua B, até encontrar ângulo de 117º; segue em direção Norte, com largura de 11,70 m, até encontrar o ângulo de 90º; segue em direção Oeste, com profundidade de 21,08 m, até encontrar ângulo de 90º, com o qual deveria fechar o perímetro. Entretanto, ao expressar estes dados em desenho, observa-se o não fechamento do perímetro. A partir desta constatação, foi elaborado um questionário no qual se buscou verificar como os professores abordariam tal situação-problema em sala de aula. Estas questões envolvem desde a importância de se trabalhar este caso no desenvolvimento de habilidades e competências, sugestões de como aplicar em sala de aula incluindo os conteúdos que podem ser trabalhados, bem como os impactos referente a este. Incentivou-se por meio do questionário a sugestão de soluções. A partir das respostas fornecidas pode-se entender que este caso seria uma proposta interessante para alunos da Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e alunos do Técnico em Edificações. Segundo os respondentes, durante as etapas de levantamento topográfico podem ocorrer erros de medição linear e/ou de medição angular que podem impactar o fechamento das poligonais. Em função deste fato detectado, deveria ser realizada nova medição da área ou serem aplicadas correções nos quatro vértices e não manter o erro. No caso de aplicação das correções angulares e lineares, todas as medidas apresentadas na certidão teriam atualizações. Por fim, entende-se que este estudo pode ilustrar que a matemática pode ser relacionada com o mundo real. No entanto, observa-se uma dificuldade atribuída aos professores destas áreas, em trabalhar os conteúdos inerentes ao caso na forma de modelagem matemática, abordando de forma intradisciplinar os conteúdos matemáticos inerentes num única situação-problema como esta.


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