USO DE TECNOLOGIA E FERRAMENTA PARA A BUSCA DE MELHORIA DA GESTÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

FERNANDA ZINN ISERHARD, ELPIDIO OSCAR BENITEZ NARA, LIANE MAHLMANN KIPPER

Resumo


O foco da Gestão de Processos deve ser atender às expectativas do cliente. Assim, os estudos realizados buscaram utilizar ferramenta e tecnologia para atender à demanda dos clientes, em especial no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), que podendo ser representado por um funil, tem o início a partir da compilação das possibilidades tecnológicas a aprimorarem o processo e das necessidades e requerimentos do cliente. Considerando a utilização do código de barras como uma forma de controle em relação à produção, distribuição e qualidade dos produtos fornecidos ao mercado, e o QFD (Quality Function Deployment ou Desdobramento da Função Qualidade) como uma ferramenta para garantir a produção de um produto que atenda às necessidades e requerimentos do cliente, o presente trabalho busca estabelecer relações entre a funcionalidade do sistema de codificação, a partir dos resultados obtidos em pesquisas, e o uso desta ferramenta. O sistema código de barras traduz de forma racional, informações sobre o produto produzido pela empresa, auxiliando em itens como a gestão de estoques e compras, a padronização dos produtos e até a entrega correta dos produtos às mãos do consumidor. Já o QFD refere-se às etapas de planejamento, processo e produto sobre a visão do cliente, traduzindo essa percepção na linguagem do engenheiro de processo, melhorando o desempenho dos processos e a qualidade dos produtos. Para que os dados fossem coletados, analisou-se a estrutura de codificação de dados de uma empresa de tecnologia eletrônica que oferece produtos no segmento de informação e entretenimento e procura certificação de qualidade em seus produtos, identificando possíveis melhorias nos métodos de produção, modificando ou criando um novo método que agregasse e atingisse maior número de necessidades que agiriam como facilitadoras no processo produtivo e na relação da empresa com o consumidor. Como metodologia, quanto à coleta de dados, a pesquisa caracterizou-se como Pesquisa-ação e Bibliográfica quanto à revisão de literatura a cerca dos sistemas de codificação, da ferramenta QFD, comparando e associando informações relativas à empresa e ao cliente. Como resultados, a modificação do sistema de codificação de modo a manter históricos do produto e suas versões, tendo maior controle sobre os produtos disponibilizados à demanda, a empresa consegue atingir e atender com maior facilidade os requisitos estabelecidos pelo cliente, transformando-os em requisitos do projeto do produto produzido por ela, mantendo a satisfação do consumidor e melhorando a gestão do processo.


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