A IDENTIFICAÇÃO DO ACÚMULO DE FUNÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS EM UMA ESCOLA DE LÍNGUAS EM SANTA MARIA/ RS
Resumo
A análise das responsabilidades e deveres referentes ao trabalho torna-se importante, pois são aspectos capazes de influenciar a satisfação com o trabalho, a produtividade e a retenção de funcionários. Além disso, as condições de trabalho, os benefícios e o projeto do cargo estão entre os fatores que afetam a qualidade de vida dos trabalhadores. Um cargo pode ser definido como o conjunto de atividades e deveres relacionados e a sua descrição deve ser a mais clara possível, buscando minimizar desentendimentos e conflitos, permitindo aos funcionários que identifiquem o que se espera deles. O presente estudo tem o objetivo de identificar a ocorrência de acúmulo de funções em uma escola de línguas localizada em Santa Maria e, para tanto, operacionalizou-se a análise e descrição de cargos, visando a colaborar com as práticas de Gestão de pessoas da empresa. Quanto aos objetivos, a pesquisa pode ser classificada como descritiva e, em relação aos procedimentos técnicos, como estudo de caso. Foram utilizados como métodos de coleta o questionário adaptado de Pontes e entrevista semiestruturada. A empresa estudada atua há treze anos no mercado, sendo composta por doze cargos e um total de vinte e cinco funcionários, o que a classifica como empresa de pequeno porte, segundo os critérios de classificação do SEBRAE. A análise de cargo pode ser definida como o estudo das atividades que os funcionários exercem em determinado cargo, com atribuições, exigências, responsabilidades, etc. É por meio dessa análise que se obtêm informações sobre as tarefas inerentes ao cargo e os pré-requisitos exigidos do seu ocupante. Foi realizada a análise e descrição de dez cargos da empresa e observou-se a existência de acúmulo de funçõesnos seguintes casos: (I) Diretora - Entre suas atribuições estão a supervisão direta de seis cargos (Coordenador Pedagógico, Coordenador Administrativo, Desenvolvedores de T.I., Web Designer, Assessor de Comunicação e Secretária Executiva) e indireta de outros três (professores, Assessor Pedagógico e secretários) e o planejamento estratégico da instituição. Notou-se que a diretora acumula funções relacionadas à Gestão de Pessoas e P&D, sendo que a empresa não possui profissionais responsáveis exclusivamente por essas atividades; (II) Coordenador Pedagógico - É responsável pelo planejamento e acompanhamento das atividades inerentes ao setor pedagógico, como supervisão dos professores e produção do material didático utilizado. Porém também desempenha o papel de professor de inglês, além de funções referentes à gestão de pessoas, como treinamento e reciclagem dos professores; (III) Assessor Pedagógico - Assessora a equipe pedagógica em aspectos como acompanhamento da frequência dos alunos e eventuais dúvidas dos mesmos; auxilia no planejamento e revisão do material didático, entretanto, também atua como professor. As limitações desse estudo encontram-se na impossibilidade de realizar a análise e descrição dos cargos de Coordenador Administrativo e Serviços Gerais. Ressalta-se que o presente estudo não teve por objetivo analisar as consequências do acúmulo de funções na instituição em questão, portanto, propõe-se que novas pesquisas sejam realizadas junto a empresas de pequeno e médio porte, buscando identificar a ocorrência de acúmulo de funções e suas consequências, tanto para os colaboradores, quanto para a própria organização.
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