HORA DO CONTO NA ESCOLA JOSÉ FERRUGEM

ELAINE TEREZINHA MEALHO, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


Este resumo descreve a prática pedagógica de Oficinas de Contação de Histórias, vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID, que foram realizadas em turmas de 1° ao 4° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal José Ferrugem, localizada em Santa Cruz do Sul - RS. A presente pequisa objetivou mobilizar os alunos para a prática da leitura e o aprendizado da alfabetização através das histórias infantis. Além disso, a contação de histórias busca proporcionar uma hora de interatividade educativa com os alunos para que passem a gostar de ler e descubram novos horizontes pelo uso de sua imaginação. Como parte da metodologia foram escolhidos bons livros, animados e divertidos com ilustrações para que a criança preste atenção no contexto da história. As ações e práticas de ensino na hora do conto foram desenvolvidas na escola José Ferrugem durante este período. estando dentre elas a elaboração de cartazes, de bandeiras da Copa do Mundo, caça-palavras, dentre outras mais. Tais atividades são projetadas para estas aulas, sendo dirigidas uma hora para leitura, teatro e apresentação com fantoches, que estão disponível na escola, dando a oportunidade para a criança manusear e interagir com as histórias, dentre outras atividades que serão projetadas neste semestre.Essas atividades possibilitam que o aluno use sua imaginação nas atividades, pois eles interagem com diálogos, fazem duplas, dividem materiais, mostram atenção, interesse e contribuem nas atividades apresentadas. Este modo de ensino envolve o interesse do aluno, incentiva a leitura e promove um momento de confraternização com a turma de alunos, além de ser uma aula agradável, melhorar a capacidade de olhar, escutar, lembrar, refletir e estudar de todos os envolvidos no local. Torna-se um momento único, pois as história fazem a pessoa sonhar, pensar e tirar sua próprias conclusões, oportunizando mostrar obras maravilhosas de diversos autores conhecidos e alguns poucos conhecidos, mas que fazem parte de um mundo mágico da nossa literatura brasileira. É recíproco o aprendizado dos pesquisadores com estes alunos, cada vez aprendendo mais com estes e gerando felicidade de estar neste Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID. O pesquisador sente-se carregada de sensações a cada aula e é ótimo saber que faz parte de algo brilhante, planejando cada vez mais, pensando no bem que fará para esses pequenos e novos leitores e ouvintes da educação infantil.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.