FORMAÇÃO DE INVESTIGADORES A PARTIR DE EXPERIMENTOS INTERATIVOS DE FÍSICA

AMANDA GABRIELE RAUBER, MARIA MADALENA DULLIUS, ITALO GABRIEL NEIDE

Resumo


O ensino das Ciências, especialmente Física, Química e Matemática, constantemente ocorre de modo distante do cotidiano dos alunos. Para Melo, uma proposta de ensino de Ciências puramente acadêmica, que não leve em conta, além da realidade dos alunos, o seu interesse e curiosidade, não pode sequer ser considerada 223ensino de Ciências224. Araújo, Veit e Moreira atentam para a obrigação de repensar o Ensino de Física atual, desviando o foco de exercícios de resolução de problemas e acúmulo de informações, e trazer o computador para a sala de aula. Tendo isso em vista, está sendo desenvolvido no Centro Universitário Univates um projeto de pesquisa, apoiado pela Fapergs, que busca investigar e promover novas táticas pedagógicas voltadas ao Ensino Básico, incluindo experimentos interativos e recursos digitais. A pesquisa é de cunho qualitativo e conta com o auxílio de dois professores de Ciências e seis alunos do Ensino Médio de duas escolas do Vale do Taquari. O projeto tem por objetivo estimular o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas Ciências, visando à formação de alunos e professores investigadores através de atividades experimentais e aplicativos computacionais. Este trabalho pretende apresentar as ações desenvolvidas no projeto, com foco nas atividades de Física, visando a proporcionar opções diferenciadas para trabalhar conceitos de Física. O desenvolvimento da pesquisa segue os pressupostos da pesquisa ação. A própria experiência dos professores e alunos é utilizada como fonte de análise, para em grupo desenvolver estratégias para aprimorar a prática pedagógica. Os participantes refletem sobre suas atividades junto com os pesquisadores, sendo assim uma pesquisa realizada com professores e alunos e não sobre os mesmos. Em um primeiro momento, são investigadas as possibilidades de realizar atividades experimentais, explorando conteúdos de Matemática e Física na Educação Básica. As atividades são analisadas pelos bolsistas de iniciação científica, professores e alunos do Ensino Médio. Durante esse estudo, são avaliados os impactos causados pela atividade, tanto na prática pedagógica dos professores quanto na construção do conhecimento pelo aluno. Os experimentos interativos de Física são trazidos pelos alunos, que guiam os colegas na realização do experimento. Discute-se sobre os resultados associando o fenômeno visualizado com o cotidiano. Ao final de cada encontro, professores e alunos registram suas impressões em diários, utilizados para avaliar o impacto da pesquisa. Os experimentos que causarem melhor impressão por parte dos alunos e professores serão desenvolvidos pelos mesmos em suas escolas, assim como serão elaboradas produções técnicas. Percebe-se que os experimentos de Física proporcionam uma aproximação entre conceitos físicos ensinados em sala de aula com fenômenos cotidianos. A condução dos experimentos foi direcionada para uma interpretação geral do fenômeno abordado, visando proporcionar a identificação do mesmo fenômeno em outros contextos. Até o final desta pesquisa pretende-se estimular os alunos participantes a aproximarem-se de atividades científicas e tecnológicas, bem como contribuir com a formação de investigadores. Além disso, as ações apresentam potencial para contribuir com a melhoria do ensino das disciplinas relacionadas à área de Ciências Exatas e incentivar a popularização da ciência e tecnologia.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.