UMA CARTILHA PARA O ENSINO DE ROBÓTICA
Resumo
Este resumo apresenta as atividades desenvolvidas pelos bolsistas através do projeto de pesquisa Perspectivas da Neurociência Cognitiva para a Construção de Conhecimento em Computação e Robótica, ligado às linhas de pesquisa do Grupo Sistemas Computacionais de Apoio à Educação, do Departamento de Informática da Universidade de Santa Cruz do Sul 226 UNISC. Uma das atividades que está sendo realizada é a produção de uma Cartilha de Robótica com base na programação Arduino. Seu conteúdo aborda uma fundamentação teórica sobre componentes eletrônicos, módulos e plataformas, linguagem de programação, lógica e softwares que serão usados nas aulas. Após, são aplicados exercícios de ligações lógicas entre componentes através de circuitos elétricos. Serão propostas cinco lições, sendo que a primeira é explicada passo-a-passo e o restante é baseado na prática. Também haverá na cartilha ilustrações, obtidas a partir de Print Screen dos desenhos dos componentes eletrônicos, montagens e ligações geradas através do software Fritzing. Objetiva-se, através deste material didático, mostrar para os alunos que eles são capazes de programar e afastar a ideia de que a programação se define como algo muito complexo, potencializando a aprendizagem dos alunos nas oficinas propostas. Também pretende-se trabalhar a memória operacional, estágio no qual o adolescente começa a raciocinar logicamente e sistematicamente. Na lição 1 da cartilha são apresentadas ligações simples, como a de uma pilha com um LED, por exemplo. Na lição 2 os alunos começam a fazer as primeiras ligações de componentes eletrônicos, como LEDs, resistores, relés, motores de corrente contínua (CC), botões (Push Button), sensores de presença e luminosidade (LDR), até então sem utilizar o microcontrolador. A lição 3 é direcionada para o aprendizado de algoritmos e linguagens de programação para microcontroladores da família Arduino; o aluno começa com conceitos básicos de programação e chega até o funcionamento do microcontrolador. Durante esta lição, cada aluno recebe os componentes eletrônicos para serem utilizados com a placa do Arduino. Ao fim da lição 3 serão aplicados exercícios de ligação entre componentes eletrônicos e de programação com Arduino. Na lição 4 os alunos trabalham com motores de passo, controles remotos, servo-motores e ultrassons. Esta lição pretende apresentar ao aluno tecnologias mais avançadas e demonstrar que sua programação é acessível. Na lição 5 é proposta uma atividade na qual os próprios alunos criarão um robô, utilizando materiais reciclados, como garrafas pet, caixas de papelão, entre outros diversos materiais, associando-os a motores e LEDs. O aluno deve entregar ao professor o robô construído e programado por ele mesmo e mostrar o seu funcionamento ao final do curso. Nas oficinas será usado o Método Clínico Experimental de Piaget, aplicando-se um questionário no início das aulas, visando, a partir de sua análise, a observar as dificuldades e a avaliar a criatividade e o processo cognitivo através do qual o aluno adquire conhecimentos. Após a utilização da cartilha de robótica nos cursos e análise dos questionários, todo o material didático poderá ser aprimorado, tanto em sua fundamentação como nas ilustrações, para as futuras edições.
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