A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO PARCIAL DE PESQUISAS NO SUL DO BRASIL
Resumo
Apresentamos, com esse resumo, reflexões parciais da pesquisa "Linguagem e Educação Matemática para a Educação Básica: um estudo de experiências pedagógicas", cujo objetivo principal é problematizar a formação de professores e sua relação com as experiências pedagógicas nas escolas de Educação Básica - EB. O estudo envolveu um levantamento de dissertações e teses defendidas junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação nos estados do Rio Grande do Sul - RS, Santa Catarina - SC e Paraná - PR, no período de 2009 a 2014/1, mapeando inicialmente os resumos e palavras-chave que tratavam dos temas centrais de nosso projeto de pesquisa. Os temas de interesse foram os seguintes: linguagem, narrativa, formação de professores, experiências pedagógicas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Tecnologias de Informação e Comunicação - TDICS e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. A intenção foi obter uma amostra da frequência com que os mesmos eram abordados nessas produções acadêmicas. Em um segundo momento, do qual tratamos mais especificamente neste resumo, devido à amplitude das demandas e à inserção social de nossa universidade, a pesquisa estreitou-se e investimos no estudo mais aprofundado dos sentidos com que cada um dos temas é abordado, focando-nos exclusivamente nas produções do Estado do Rio Grande do Sul. As leituras foram densas e complexas, pois os respectivos temas estão vinculados a diferentes abordagens teóricas. Além disso, o referido recorte nos ajudou apenas parcialmente, pois das 419 produções dos três estados, 251 eram do Rio Grande do Sul, o que é uma amostra relativamente ampla. Assim, realizamos debates em nosso grupo de pesquisa e adotamos os objetivos e metas do nosso projeto como critérios de exclusão de temas no sentido de um maior estreitamento da pesquisa. Com isso, a amostra apresenta uma produção com o tema da narrativa, duas do PIBID, duas de TDICS, três de formação de professores e TDICS, 11 de linguagem e 31 de formação de professores, sendo que PNAIC e experiências pedagógicas não apareceram nenhuma vez, totalizando, no fim dessa etapa, 50 produções. Destas, considerando o objetivo central de nossa pesquisa - formação de professores da Educação Básica -, nos detemos primeiramente nas dissertações e teses que tratam da formação de professores dos anos inicias, buscando compreender os conceitos e sentidos com que essas produções procuram refletir o assunto, bem como as relações que fazem com os respectivos autores de referência. As conclusões parciais mostram que sete dessas produções centram-se fortemente na importância da formação continuada, seja reiterando o papel das escolas como provedoras dessa formação, o que se alinha aos objetivos do PIBID, seja destacando a atitude dos docentes na busca autônoma de sua autoformação. Outras duas afirmam que os currículos dos cursos e os dispositivos legais não condizem com as práticas nos cursos de pedagogia, o que compromete a formação de futuros professores. Por fim, podemos compreender também que a identidade do professor se estabelece a partir das relações entre sua formação inicial e sua experiência profissional, pois a licenciatura não é a garantia para que a mesma possa se legitimar, sendo a reflexão a respeito de suas ações e experiências, aliadas à formação inicial, que tornam possível ao professor identificar-se com sua profissão.
Apontamentos
- Não há apontamentos.