AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES NA INTERAÇÃO COM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BASEADO EM ESTILOS COGNITIVOS

Rafael Fernando Rutsatz, Rejane Frozza

Resumo


Professores do Departamento de Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), juntamente com seus alunos bolsistas, são integrantes do grupo de pesquisa Sistemas Computacionais de Apoio à Educação. Este grupo desenvolveu um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que objetiva auxiliar o processo de ensino-aprendizagem com a personalização do conteúdo a partir de um conjunto de estilos cognitivos. A fim de promover uma melhor interação entre estudantes e o AVA, foram projetados dois agentes pedagógicos, o agente tutor (Dóris) e o agente companheiro (Dimi). Eles possuem como principal função a comunicação com o usuário (estudante) do AVA, em que o agente tutor desempenha a função de professor, com a habilidade de identificar características relativas à aprendizagem do estudante. Já o agente companheiro possui a função de colega do estudante, ajudando-o a realizar as tarefas propostas no AVA. Todavia, o AVA não havia sido avaliado em relação às questões de usabilidade, como: Aprendizagem (facilidade em realizar atividades); eficiência (rapidez para realizar atividades); memorização (facilidade de executar novamente atividades já realizadas); erros (como o sistema trata os erros executados pelo usuário); satisfação (a interface ser agradável ao usuário). Portanto, o objetivo foi avaliar a usabilidade no AVA, propor e desenvolver melhorias, e, após, submetê-lo a uma nova avaliação. A metodologia nesta etapa da pesquisa contemplou estudos teóricos sobre usabilidade e métricas de avaliação de usabilidade com usuários; realização de testes com usuários acompanhado da utilização de questionários e observação, com o objetivo de avaliar a facilidade de aprendizagem através da interação ao realizarem tarefas rotineiras; desenvolvimento das melhorias sugeridas; nova realização de testes com os mesmos usuários. Os usuários participantes receberam uma lista de atividades para realizarem no ambiente e, enquanto eles interagiam com o ambiente, os avaliadores observavam esta interação e, utilizando um formulário de coleta de dados, registravam dados válidos sobre o desempenho dos participantes na realização das tarefas, como o sucesso das tarefas, detalhes observados sobre a execução de cada tarefa além de suas opiniões e sentimentos decorrentes do teste. Os resultados da primeira avaliação apontaram alguns problemas de usabilidade, como ausência da funcionalidade de recuperar senha, erro no formato de dados do cadastro de usuário, tamanho de fontes e cores utilizadas no ambiente. Baseado na análise dos resultados, o grupo de pesquisa definiu melhorias a serem desenvolvidas e implementadas, como recuperação de senha, cadastro de novo usuário, tamanho de fontes, feedback positivo ou negativo do agente Dóris. Com a fase de implementação concluída, foi realizada a revalidação das melhorias com alguns usuários que participaram da primeira sessão de testes. Na revalidação, os usuários sugeriram outras melhorias e se demonstraram satisfeitos com as melhorias implementadas em relação à versão anterior. Assim, destaca-se a importância de identificar os problemas de usabilidade em AVAs durante seu desenvolvimento, pois eles podem auxiliar os desenvolvedores, projetistas e principalmente as equipes de produção de material didático a estarem atentos a esses possíveis problemas, além da usabilidade, contribuir para uma melhor experiência do usuário com os sistemas computacionais.  

 

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