VISÃO DOS DOCENTES ACERCA DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO

Karina Taís Krein, Ludmila Maccali, Ana Ghisleni, Ieda Maria Giongo, Márcia JussaraHepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri

Resumo


Este trabalho é parte integrante da pesquisa designada "Estratégias Metodológicas visando à inovação e Reorganização Curricular" no campo da Educação Matemática do Ensino Fundamental, desenvolvida pelo Observatório de Educação da UNIVATES. Este projeto tem por objetivo repensar o currículo da área da Matemática, e a partir de dificuldades apresentadas pelos professores, propor o uso de novas metodologias em suas práticas pedagógicas, assim como propiciar aos professores reflexões sobre as formas de explorar alguns conteúdos da disciplina de Matemática. Para alcançar o objetivo deste projeto, são realizadas, semanalmente, reuniões com os integrantes do Observatório de Educação. O grupo que compõe essa atividade consiste de docentes e alunos bolsistas de iniciação científica vinculados à Instituição, alunos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), professoras de seis escolas públicas da Região do Vale do Taquari, parceiras do projeto.  Nos encontros, um mediador problematiza algumas questões potenciais com o objetivo de promover uma construção conjunta das situações de aprendizagem, com foco, em três tendências, sendo elas: etnomatemática, investigação matemática e modelagem matemática. É importante destacar que os temas discutidos nas reuniões são resultantes das demandas trazidas pelas professoras a partir de vivências no contexto escolar. Além disso, nestes momentos, o grupo realiza leitura de textos que de algum modo, estimulam problematizações, e também impulsionam os integrantes a pensar intervenções e propostas para serem implementadas em formações continuadas que estão sendo efetivadas, pela equipe do Observatório, nas referidas escolas parceiras. Fundamentado no trabalho desenvolvido, optou-se, neste escrito, por um recorte analítico baseado em entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores participantes do Observatório com o propósito de entender a forma com que as ações que são desenvolvidas pelo grupo têm auxiliado nas práticas pedagógicas, bem como potencializado a reformulação curricular nas escolas parceiras.  A construção do conceito de currículo e a forma que este trabalho se propõe a repensá-lo, baseia-se no texto de Silva (1987), pois nesta perspectiva o aluno é percebido pelo professor como um sujeito capaz de participar de forma ativa e colaborativa em sua aprendizagem. A metodologia utilizada fundamentou-se na busca de subsídios comuns nos depoimentos dos professores, de modo a estabelecer aproximações entre as percepções coletadas. Através desse panorama, foram analisadas as falas das professoras e assim, compreendidos quais conteúdos matemáticos são trabalhados pelos docentes; identificadas as metodologias utilizadas nas aulas de matemática; e, reconhecido o potencial das ações do trabalho desenvolvido pelo grupo participante do Observatório de Educação. Os resultados apontam que o trabalho desenvolvido, por meio das problematizações que acontecem nas reuniões semanais, estão instigando os professores a repensar o currículo nas escolas tanto em relação aos conteúdos como quanto à metodologia e à avaliação. Além disso, os encontros semanais permitem aos professores sanarem dúvidas em relação ao ensino de alguns conceitos matemáticos. Destaca-se, por fim, nas falas analisadas, o ensino da geometria, pois este conteúdo era pouco trabalhado nas aulas e, após as reflexões, passou a ter um olhar mais atento e de certo modo, mais ampliado por parte dos docentes envolvidos. 

 

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