DESEMPENHO NO TESTE DO DEGRAU DE SEIS MINUTOS DE ADOLESCENTES COM SOBREPESO E OBESIDADE APÓS UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR
Resumo
O excesso de peso é considerado um problema mundial e importante de saúde pública em todas as faixas etárias, entretanto, essa condição é cada vez mais frequente em crianças e adolescentes. O elevado índice de massa corporal (IMC), nessa faixa etária, tende a reduzir o consumo máximo de oxigênio, o que causa impacto direto no desempenho físico e resulta em baixa aptidão cardiorrespiratória e menor tolerância ao exercício, o que consequentemente, reduz a capacidade funcional (CF). A CF pode ser avaliada através de testes de esforço submáximo como o Teste do Degrau de Seis Minutos (TD6), sendo este um método simples, de fácil aplicabilidade e de baixo custo que impõe alta demanda metabólica e é capaz de estimar clinicamente a tolerância ao exercício do indivíduo. Objetivou-se avaliar o desempenho de adolescentes com sobrepeso e obesidade no TD6 após um programa de intervenção interdisciplinar. Estudo quantitativo pré-experimental que avaliou adolescentes com sobrepeso e obesidade com idade entre 10 e 17 anos, alocados no Grupo Experimental (GE) e no Grupo Controle (GC). O GE foi submetido a um programa de intervenção durante 25 semanas consecutivas em três sessões semanais de exercícios físicos, reeducação respiratória e postural, orientação psicológica e nutricional. O TD6 foi realizado antes e após o referido programa de intervenção, sendo aferido previamente os sinais vitais (pressão arterial sistólica [PAS], pressão arterial diastólica [PAD], frequência cardíaca [FC], frequência respiratória [FR] e a saturação periférica de oxigênio [SpO2]), percepção do esforço através da escala de Borg Esforço e percepção da dispneia através da escala Borg Dispneia. O TD6 foi realizado com a utilização de um degrau de 20 cm, sem apoio para membros superiores, sendo os adolescentes orientados a subir e descer do degrau o mais rápido possível, em cadência livre e no seu próprio ritmo, durante o período de 6 minutos. Os escolares foram informados de que poderiam diminuir o ritmo se necessário, e até mesmo fazer paradas para descanso. A cada minuto foram proferidas frases de encorajamento, usando um mesmo tom de voz. Dados expressos em frequência, média e desvio padrão ou mediana e intervalo interquartil. Para a comparação do desempenho no TD6 intragrupo antes e após o programa de intervenção foi realizado o teste t de Student e para a comparação entre os grupos foi realizado o teste U de Mann-Whitney (p<0,05). Avaliados 42 adolescentes com sobrepeso e obesidade alocados no GE (n= 20) e no GC (n= 22) com faixa etária de 13 (12,0 – 14,0) anos e 11,5 (10,7 – 13,2) anos e IMC de 28,6 (26,0 – 31,8) kg/m² e 26,0 (24,5 – 32,5) kg/m², respectivamente. No momento pré intervenção, o GE apresentou um desempenho médio de 152,0 ± 16,4 degraus no TD6 e, no momento pós intervenção, de 145,4 ± 30,9 degraus (p= 0,401) e o GC apresentou desempenho médio de 145,4 ± 21,0 degraus no momento pré e, de 140,6 ± 19,6 degraus, no momento pós intervenção (p= 0,274). Quando realizada a comparação do desempenho no TD6 entre o GE e GC, não foi evidenciada diferença significativa (p= 0,623). Não foi evidenciado aumento significativo da capacidade funcional, avaliada através de teste submáximo, após programa de intervenção interdisciplinar em adolescentes com sobrepeso e obesidade.
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