DESENVOLVIMENTO DE MELHORIAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Resumo
Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVA) baseados em estilos cognitivos são sistemas inteligentes de ensino a distância, que personalizam o conteúdo apresentado a partir de um conjunto de estilos cognitivos, a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizado, possibilitando assim uma melhor interação do estudante com o ambiente. Os estilos cognitivos contemplam as diferentes formas de apresentação de um conteúdo específico, a partir da composição de diversos elementos, como texto, imagens, sons, esquemas, exercícios, entre outros. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo principal auxiliar no desenvolvimento de uma nova versão do ambiente virtual de aprendizagem do grupo de pesquisa Sistemas Computacionais de Apoio à Educação, com a finalidade de prover suporte para novos recursos computacionais, estudos e melhorias, que anteriormente não podiam ser aplicadas devido à tecnologia utilizada no ambiente. A metodologia abordada neste trabalho envolve uma pesquisa aplicada, pois tem por objetivo produzir conhecimentos científicos voltados para problemas concretos e específicos; exploratória, com análise das características de AVAs; descritiva e bibliográfica, em relação às pesquisas já desenvolvidas neste tema; estudo de caso, com a validação da proposta com usuários. O desenvolvimento da nova versão do ambiente virtual de aprendizado foi dividido em duas partes: O front-end (interface cliente) do ambiente, que está sendo desenvolvido com as linguagens de programação web HTML, CSS, JAVASCRIPT e templates BOOTSTRAP responsivos, a fim de facilitar e agilizar a criação das interfaces gráficas com suporte à adaptação automática à largura do dispositivo, permitindo a execução de uma tela amigável em dispositivos móveis como celulares, tablets, entre outros; o back-end (aplicação no servidor) do ambiente, que utiliza a linguagem programação web PHP e o framework de back-end LARAVEL, com a finalidade de desenvolver um código PHP mais organizado, facilitando e agilizando a programação e a manutenção dos códigos do ambiente. Como resultado, cita-se o desenvolvimento de uma nova versão de ambiente virtual de aprendizado com suporte à responsividade gráfica; com melhor usabilidade do ambiente em dispositivos móveis; a utilização de aplicações disponíveis como, por exemplo: conversão de texto em voz, conversão de voz em texto, detecção de emoção em imagens, integração com redes sociais. A tecnologia na qual está sendo desenvolvida a nova versão também melhora a atuação do Agente Pedagógico Dóris, que atua no AVA como um assistente virtual do estudante. O desenvolvimento dessa nova versão do AVA possibilitará a evolução de novas pesquisas neste tema, por estar sendo utilizadas tecnologias atuais facilitando a realização diversas tarefas. A contribuição será um ambiente virtual mais eficiente e com interação agradável ao usuário, proporcionando uma melhor qualidade no processo de aprendizagem.
Apontamentos
- Não há apontamentos.