ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE CLIMA PARA A INOVAÇÃO COM O USO DO NVIVO

Marcia de Bastos Braatz, Caroline Secretti, Andrio Jonas Ouriques Homrich, Gabriela zucchetti kessler, Liane Mahlmann kipper

Resumo


Com o surgimento da internet nas décadas de 1970 e 1980 o processo de globalização traz à tona um novo cenário socioeconômico e industrial. A sociedade globalizada torna-se progressivamente tecnológica e, precisa estar pronta rapidamente para encarar novos desafios, e esses por sua vez, podem definir a sobrevivência ou não das organizações que buscam espaço e competitividade no mercado. É neste contexto que a criatividade ganha relevância no âmbito organizacional e empresarial, possibilitando às organizações desencadear um processo efetivo de inovação. Inúmeros são os exemplos de inovações, muitas delas incrementais, imperceptíveis para o consumidor, mas que podem gerar crescimento da eficiência técnica, aumento da produtividade, redução de custos, aumento de qualidade e mudanças que possibilitem a ampliação das aplicações de um produto ou processo.  Mas, para dar apoio à iniciativa para a geração de ideias novas e criatividade, deve existir nas organizações um clima para a inovação, que pode ser entendido como um ambiente ou uma cultura que incentiva a criatividade e inovação através de sistemas positivos de reconhecimento, apoio e recompensas. A equipe de pesquisa que desenvolve o projeto “Laboratório interativo de criatividade (LIC) desenvolvendo ambiente para inovação” vem realizando estudos teóricos e aplicados sobre a criação de ambiente de inovação e como monitorar o clima para a inovação nas organizações. O NVivo é um software que, de forma qualitativa, auxilia na organização, análise e obtenção de informações não estruturados. Sua utilização é simples e visa agilizar e qualificar o material de cunho teórico, assim, permitindo uma análise ágil e comparação de conteúdos sobre autores e palavras mais usadas nos textos científicos relacionados. O uso dessa ferramenta no estudo do clima para inovação elevou o número de informações diretas e indiretas sobre o tema, autores que tem relação a partir da análise de seus conceitos e da análise de dados relacionados ao estudo. O objetivo deste trabalho é a utilização do software NVivo em pesquisas qualitativas para a obtenção de resultados sobre o clima para inovação a partir dos estudos realizados pela equipe de pesquisa. A metodologia usada foi exploratória, realizada por meio de análise de conteúdos existentes nos textos, relacionados ao clima para inovação, utilizados pela equipe de pesquisa. A análise de conteúdo foi realizada com o uso do NVivo, sendo codificado os conceitos de inovação dos autores, a partir disso que permitiu um aprofundamento no cruzamento de autores, palavras e conceitos que se repetem em diferentes textos científicos. A partir do estudo feito com o software NVivo em relação ao cruzamento dos textos científicos observou-se que os conceitos mais frequentemente relacionados pelos autores com o clima para inovação, referem-se à implantação de algo novo ou um ambiente que induz a inovação. Dos resultados encontrados sobre as palavras mais relacionadas com o clima para inovação, destacam-se: “transformacional”, “competitividade”, “organizacional”, “conhecimento” e “orientação”. O uso do Nvivo traz uma visão crítica em relação ao tema da pesquisa, que possibilita a união de diferentes conceitos sobre o clima para a inovação em nuvens de palavras. Conclui-se que o uso do programa é de grande relevância para melhorar a organização em elaboração de artigos a serem desenvolvidos pela equipe de pesquisa tendo facilidade na visão crítica e cruzamento de informações.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.